TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociedade a importância da diversidade étnico-raciais

Por:   •  16/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 4

Como apresentar à sociedade a importância da diversidade étnico-raciais aos indivíduos de uma nação? Demonstrar a cultura, a formação de uma sociedade e como é constituída por diferentes grupos étnico-raciais aonde grupos de pessoas vão se identificando com base nas semelhanças culturais ou biológicas, reais ou presumidas.

Entretanto, toda nação tem na construção de sua história marcas: por desigualdades e discriminações, especificamente contra negros e indígenas, impedindo, desta forma, seu pleno desenvolvimento econômico, político e social. Podemos identificar no contexto da história em quadrinho Sundiata, o leão do Mali, a construção de uma sociedade onde um líder surreal escraviza o povo em detrimento de seus interesses. Posterior a historia nos revela que outra liderança que pega a cultura desenvolvida e transforma este povo em uma nação reconhecida. Líder este que é tratado como um indivíduo incapaz como mostra a profecia contada na história.

No nosso cotidiano podemos notar a grande influência que a cultura norte americana e européia tem sobre a nossa. Mas não é só dessas culturas e desses povos que surgi nosso país. A falta da representação de culturas africanas, indígenas, entre muitos outros é um problema que não começou agora em nossa sociedade, e sim desde muito antes na história humana.

Desde que fomos colonizados pelos portugueses, a cultura dos povos que já estavam no país foram colocadas como “inferiores” por aqueles que invadiram estas terras e tiraram daqui não só as riquezas naturais da terra, como também a identidade daqueles que a respeitavam.

Mais tarde, quando trouxeram outros povos da África em navios negreiros, classificaram suas crenças religiosas como cultos malignos e as menosprezaram. Novamente impondo sua cultura como a “melhor”.

Ao longo do tempo os movimentos negros foram ganhando cada vez mais força, mas a real igualdade está longe de ser alcançada. Mesmo em uma sociedade tão moderna onde qualquer coisa fora do politicamente correto pode repercutir tanto na mídia. Os dados de várias pesquisas não nos deixam enganar que estamos longe do fim do racismo e da desigualdade.

Em nossas infâncias nos deparamos com pouquíssimas representações de culturas africanas ou mesmo indígenas, os poucos personagens de desenho animado ou quadrinhos estão longe de ter a mesma fama que personagens como o Batman e o Super Homem. Mesmo que as histórias destes personagens sejam tão enriquecedoras ou até mais que a daqueles que tem tantos bonequinhos no estoque de lojas de brinquedos.

A representatividade em quadrinhos de história do folclore de várias culturas é importantíssima para a formação de uma geração mais igualitária. Quadrinhos, por mais que não sejam voltados apenas para o público infantil, como muitos tendem a pensar, normalmente chama atenção de crianças devido ao fato de não serem apenas histórias verbais, por conterem imagens que dão mais vida a personagens, além de incentivarem as crianças a posteriormente lerem os livros.

Entretanto, vivemos em uma nação em que uma sutil maioria da população é composta de pretos e parda (que somados, constituem categoria “negros”). Entre os demais, a maior parte são brancos miscigenados. Discutir as relações étinico-raciais que construíram esse país, logo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com