TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A União Ibérica

Trabalho Universitário: A União Ibérica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

A UNIÃO IBÉRICA

Bases da Reforma Católica, possuidores de vastos territórios na América, os reinos ibéricos possuíam traços semelhantes que resultaram numa aproximação progressiva. Em razão das investidas de franceses e ingleses, os reinos ibéricos estabeleceram uma série de matrimônios envolvendo os membros de suas casas reais. Esses casamentos entre portugueses e espanhóis estreitaram operações militares conjuntas contra seus adversários.

Tudo isso acabou por consolidar a aproximação entre as Coroas de Portugal e Espanha.

Em 1568, Dom Sebastião subia ao trono português com apenas 14 anos de idade. Educado por jesuítas, o jovem monarca mantinha vivo o desejo de realizar uma nova Cruzada contra os mulçumanos no norte da África para propagar a “verdadeira fé”.

Em 1578, o monarca desembarcou no continente africano com um exército composto pela maior parte da nobreza lusitana, além de soldados de várias partes da Europa. Sem deixar descendentes, Dom Sebastião foi derrotado e morto no maior fracasso militar do reino português, a chamada batalha de Alcácer-Quibir. Como resultado, em dois anos, Felipe II, rei espanhol, recebeu o trono e as insígnias reais portuguesas.

Consumava-se a União Ibérica, que integraria toda península sob as ordens de um único rei por sessenta anos. Formou-se, então, o império dos três oceanos, que se estendia pelo Atlântico, pelo Pacífico e pelo Índico.

“Eu o herdei, eu o comprei, eu o conquistei.” Essa frase é atribuída a Felipe II, após sua coroação como rei de Portugal. A sucessão do trono foi tumultuada pela presença de diversos postulantes e pela proclamação de Dom Antônio, prior do Crato, como rei português. As forças espanholas não precisaram de mais de dois meses para ocupar todo o reino. Neto do rei Dom Manuel, Felipe II obteve apoio à sua causa pelo poderio e pela riqueza de seu império, que despertaram os interesses dos grupos dominantes lusitanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com