TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A conseqüência do racismo contra os negros

Artigo: A conseqüência do racismo contra os negros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Artigo  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

HERANÇA DA ESCRAVIDÃO

No Brasil, assim como ocorreu em vários outros países, o negro – também conhecido como afro-descendente – foi inserido na sociedade sob a forma de escravo. Nem é preciso dizer o quanto o negro sofria naqueles tempos.

É difícil para muitos perceberem, mas a escravidão foi abolida há “um caminhão” de anos e ainda hoje existem pessoas que agem como se estivessem naquela época! Insultam, agridem, desprezam.

CONSEQUÊNCIAS

Por tudo isso, o negro foi obrigado a defender-se e, como resultado, surgiram vários movimentos em defesa da “raça negra”. Embora discorde do conceito de raças, considero que estes movimentos sejam válidos, pois unidos, a repercussão é muito maior.

Outra conseqüência trazida pelo racismo contra os negros é o fato de muitos governos tomarem “medidas de compensação”. Tentam compensar a incompetência de suas gestões e também, por que não, uma dívida histórica com as pessoas de pele negra.

Foi aí que apareceram sistemas como o de cotas raciais (não só para negros, como também para índios) e para alunos de escolas públicas.

A grande questão que fica é: em um país como o Brasil, de grande miscigenação, quem garante que uma pessoa branca não tenha em sua genética algumas características herdadas de afro-descendentes?

EXCLUSÃO E DISCRIMINAÇÃO CONTRA OS NEGROS

O preconceito atinge direta e naturalmente os negros, os quais acabam por ter menos oportunidades e, conseqüentemente, temos a maioria deles vivendo em situações precárias, infelizmente. Nesse cenário, os racistas aproveitam para tentar acabar com a dignidade do negro zombando de suas condições econômicas e por muitas vezes generalizando dizendo que todos são bandidos, uma tremenda injustiça!

Somos todos iguais, a capacidade de um africano é igual à de um alemão ou um norte-americano. Mas pense comigo na conseqüência de isolarmos um grupo de pessoas de cor de pele semelhante, dando-lhes pouco estudo, oferecendo poucas vagas de emprego e, quando empregadas estas pessoas, pagar-lhes salários baixos. Se os meios não são fornecidos, é óbvio que assim poucos conseguirão progredir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com