TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negro na Sociedade: A questão do racismo no Brasil

Por:   •  3/2/2016  •  Dissertação  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 2

A questão do racismo no Brasil é decorrente de uma relação histórica entre brancos, ditos soberanos,  e as demais etnias, ressaltando os negros, ditos como inferiores.  Apesar da escravidão ter sido abolida em Maio de 1888, o preconceito permaneceu na sociedade brasileira. Casos de racismo são noticiados todos os anos na mídia, tanto relacionados a violência física ou psicológica, e a qualquer forma de opressão ou discriminação racial.

Com a falta de mão-de-obra nas fazendas produtoras de cana-de-açúcar brasileiras, os portugueses, tendo já a dominação do litoral africano, buscaram no negro a mão de obra escrava para ocupar os postos de trabalho nas fazendas. Teve então, o início do tráfico negreiro, em que os negros eram forçados a sair de seu local de origem e deixar suas famílias. A escravidão africana seria justificada por um discurso religioso, que aproximaria os negros do cristianismo. O trabalho do negro no Brasil consistia na lógica de total abuso e violência contra o mesmo, o que acarretou consequências. Negros fugiram de suas fazendas, na tentativa de escapar dessa relação de trabalho abusiva e quilombos foram formados,  o que despertou a preocupação dos senhores de escravos.

Em meados de 1870, imigrantes começam a tomar o lugar dos negros nas fazendas. Os senhores de escravos passaram a priorizar o trabalho europeu, devido ao surgimento do movimento abolicionista. Então em Maio de 1888 é declarada a Lei Áurea , e assim os negros são libertos e deixados à deriva, sem rumo. Cita Florestan Fernandes, “A sociedade brasileira largou o negro ao seu próprio destino, deitando sobre seus ombros a responsabilidade de reeducar-se e transformar-se para corresponder aos novos padrões ideais do homem”. A exclusão do negro na sociedade brasileira é consequência desse fato histórico. A inserção do negro aconteceu de forma lenta, ocupando primeiramente os cargos mais baixos. Como consequência, a desigualdade social entre brancos e negros, o que acaba gerando o preconceito, porém  segundo o conceito de democracia racial de Gilberto Freyre, a miscigenação das raças excluiria o preconceito, contudo,  ocorre  o contrário.

A questão da desigualdade apenas será resolvida com a integração do negro na economia de mercado em uma situação de igualdade perante os brancos. Medidas como sistemas de cotas, melhoria na educação e conscientização sobre racismo devem ser tomadas como um início da integração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com