TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A crise de 1929

Por:   •  1/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

        A crise de 1929

         Após a Primeira Guerra Mundial os EUA se destacaram como a mais importante potencia capitalista do mundo.  Entre 1923 á 1929 os EUA viveram anos prósperos , se apresentavam com uma acelerada produção industrial . Era o tempo do American way of life o padrão de vida americano , considerado o melhor do mundo . O governo não intervinha na economia , acreditando que as próprias regras do comércio era suficiente , politicamente adotavam o isolacionismo , isto é não se envolviam nos problemas políticos europeus , no plano agrícola teve a utilização da mecanização e produziam safras cada vez maiores , a indústria do cinema se desenvolvia rapidamente , hollywood já era capital mundial do cinema em larga escala .

         A expansão industrial não beneficiou toda a população , e com isso propiciou uma maior concentração da renda. Assim o grande avanço produtivo não foi acompanhado pelo consumo , além disso o avanço tecnológico acabou provocando uma dispensa maior de operários antes de 1929 . No campo os fazendeiros não achavam mercado de consumo para os seus produtos ,que haviam se desenvolvido em uma ritmo muito acelerado para atender a demanda , causando assim uma superprodução agrária e industrial . Assim o crescimento da pobreza fazia com que o crescimento da economia só fosse desfrutado por poucas pessoas .

           Em fins da década de 1920 , a situação não tinha melhorado , á medida que o desemprego aumentava , que a superprodução não encontrava compradores mesmo que abaixassem o preço. Em outubro de 1929 , conhecido com "Quinta-Feira Negra" era a quebra da bolsa de valores de Nova York , todos tentavam se desfazer de suas ações , 5.000 bancos faliram , fazendeiros arruinados , empresas fecharam e cresceu o índice de suicídio . A crise se propagou-se rapidamente assim que os EUA retiraram os investimentos e empréstimos realizados na Europa precipitando a crise neste continente e além de perder um importante mercado para os seus produtos . Com a quebra das economias europeias e americanas , o Canadá deixou de vender o seu trigo , a Austrália a sua lã , o Brasil seu café e etc. Um dos países menos atingidos foi a União Soviética , onde a economia socialista se desenvolvia de forma isolada

            A grande depressão assolou os EUA nos primeiros anos da década de 1930 . Em 1933 com a posse do presidente Franklin Delano Roosevelt , colocou em prática um programa de reerguimento econômico-social que ficou conhecido como "New Deal" , colocaram em prática um conjunto de medidas saneadoras como , empréstimos governamentais aos fazendeiros arruinados , criação de bancos , cujos os depósitos seriam garantidos pelo governo , redução da jornada de trabalho para 8 horas , desenvolvimento de obras publicas gerando mais emprego e a criação do salário-desemprego . Mas a recuperação efetiva da economia do país só aconteceria a partir da Segunda Guerra Mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (31.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com