TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A diversidade étnica no Brasil

Tese: A diversidade étnica no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  Tese  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 2

Você já deve ter ouvido falar de diversidade, do latim diversitas, que significa diferença, variedade.

A biodiversidade refere-se à variedade de vida existente no planeta(diferentes tipos e espécies de árvores,animais, flores, arbustos,fungos etc).Já a diversidade socioambiental representa a variedade étnica existente no planeta, composta por pessoas e comunidades muito diferentes entre si. O Brasil é um país diverso, pois possui milhares de comunidades urbanas (de trabalhadores, ambientalistas, punks, entre outras), além de indígenas, caboclas, quilombolas, caiçaras,de pescadores, de seringueiros, de fundos de pastos, que se caracterizam justamente pela afirmação de suas diferenças e pela construção de laços de solidariedade, afetividade e cooperação entre seus membros.Essa diversidade social faz com que cada pessoa compreenda e pense o mundo de forma diferente.

A diversidade étnica no Brasil.

O Brasil é um país com grande diversidade étnica, sua população é composta essencialmente por três principais grupos étnicos: o indígena, o branco e o negro. Os indígenas constituem a população nativa do país, os portugueses foram os povos colonizadores da nação e os negros africanos foram trazidos para o trabalho escravo.

Esse contexto proporcionou a miscigenação dos habitantes do Brasil, caracterizados como mulato (branco + negro); caboclo ou mameluco (branco + índio); cafuzo (índio + negro). Com o prosseguimento da miscigenação, originaram-se os inúmeros tipos que hoje compõem a nossa população.

É sempre importante ressaltar que nos estados brasileiros não há homogeneidade étnica, e sim, a predominância de vários grupos. A distribuição dos principais grupos étnicos pelo território nacional é uma consequência do povoamento das regiões do país.

A região Sul teve os europeus como principais povos ocupantes do território; na Amazônia, predominam os descendentes indígenas; os afro-descendentes são maioria no Nordeste brasileiro. No entanto, existe grande diversidade mesmo entre essas regiões, pois além de ter ocorrido a miscigenação nesses locais, há um grande fluxo migratório entre essas partes do Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com