TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade Cultural No Brasil

Exames: Diversidade Cultural No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2013  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  1.104 Visualizações

Página 1 de 2

DIVERSIDADE CULTURAL

O Brasil é um país de grande extensão territorial e de diversidade cultural, onde cada povo é caracterizado em sua maioria pelo folclore regional e pelos imigrantes vindos principalmente da Europa.

O vídeo escolhido retrata a “ cultura gaúcha “ que possui traços muito marcantes como o emprego das palavras “Bah”, “Tchê”, “Guria”, sotaque carregado , chimarrão, vestimentas características ( botas, bandeira do Rio Grande do Sul, camisa de lã, lenço vermelho, bombachas ), esta tornou se símbolo do estado e é reconhecida em todo o país. Como pode ser visto no vídeo o gaúcho é descriminado por suas tradições

O Rio Grande do Sul recebeu muitos imigrantes portugueses, além de, italianos, franceses, alemães e ainda os ameríndios e negros que já habitavam a região. Os portugueses influenciaram muito a cultura gaúcha, que sempre foi muito regionalista, fatos históricos como a Revolução Farropilha demonstram o grande interesse que os gaúchos sempre tiveram em tornarem – se independentes do resto do país, isso marca a cultura “ separatista” que também representa o estado do Rio Grande do Sul. Este é um ponto negativo em um país de tamanha extensão territorial e multiplicidade de povos, pois os povos tornaram-se muito diferentes, em alguns casos, a única coisa que os liga é a nacionalidade e o idioma. Porém com tamanha diversidade o brasileiro pode conhecer inúmeras culturas sem sair do seu pais. Evidente que dentro da sua região o povo tende a julgar sua cultura como a melhor e ainda críticar a do visinho. Por exemplo, a discriminação sulista com as regiões Norte e Nordeste.

Além das diversidades culturais o país também apresenta grande desigualdade social, o que evidencia ainda mais as diferenças entre os brasileiros. No Brasil existem cidades que são julgadas como de primeiro mundo, enquanto em outras não existe eletricidade e muito menos saneamento básico. Isso faz com que o país nunca atinja bons índices de educação, qualidade de vida e ainda se torna um sonho distante erradicar o analfabetismo. A falta de infra-estrutura em algumas cidades também evidencia a pluralidade dos povos brasileiros, e aumenta a marginalisação de alguns.

Nós como moradores desta terra temos que aproveitar a mistura que é a nossa nação e aprender a valoriza-la, muitos de nós achamos que o que vem de fora do Brasil tende a ser melhor, isso prejudica o crescimento do nosso país além de diminuir a valorização dele, temos que em primeiro lugar conhecer toda a diversidade do nosso território para depois irmos valorizar o que existe fora dele. Além de respeitar e tentar aprender algo com a cultura das outra região do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com