TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A historia da aviação

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.646 Palavras (7 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 7

A HISTORIA DA AVIAÇÃO

Vamos abordar um tema muito atual e pouco conhecido a AVIAÇÃO, vamos conhecer um pouco mais sobre sua origem, sobre os primeiros voos, sobre os pioneiros e claro sobre os aviões.

Para iniciar vamos entender que antes do primeiro voo oficial, existiram outras tentativas de voo (umas bem frustrantes e outras até trágicas). que podemos denominar voos não oficiais.

O primeiro grande inventor que se dedicou a ver o homem se projetar sobre o solo foi o Cientista Leonardo da Vinci, isso mesmo, o italiano nascido em 1452 foi o primeiro cientista a fazer o projeto chamado ornitópteros, as maquinas usariam o mesmo processo usado pelos pássaros, o constante movimento das asas, mas o projeto nunca saiu do papel. Mesmo assim seu projeto foi considerado o primeiro esboço de uma aeronave tripulada.

[pic 1]

Em junho de 1540 em Portugal, João Torto, teve permissão para lançar-se do alto da torre da Sé de Viseu, com o objetivo de aterrissar no campo de São Matheus, ainda planou por alguns metros, mas acabou caindo na rua e perdendo a vida.

O primeiro voo não oficial, mas, bem sucedido foi de Bartolomeu Gusmão, um português nascido no Brasil colonial que em 1709, criou um balão chamado de passarola, o invento ficou alguns instantes (algo em torno de 3 minutos) voando a poucos metros do solo, não existem relatos ou arquivos desse invento (dizem que foram destruídos pela igreja católica no período da inquisição).

Em 1783, o doutor Jean François realizou um voo de 8 km ha 26 metros acima do solo (em um balão muito pesado que não conseguiu passar disso), porem ele não tinha domínio da direção, e o balão ia para o vento o levasse.

No século XIX em 1852 foi inventado o dirigível que podia ser controlado por lemes e já funcionava a base de motores, no primeiro voo  fez um percurso de 24km, pelo seu inventor o Frances Henri Giffard, ainda no século XIX e no inicio do século XX o dirigível foi considerado uma opção confiável de voo, tanto que foi usado na primeira Guerra Mundial.

O Primeiro Voo Oficial Registrado

Vamos ao primeiro voo oficial. Normalmente entrasse em conflito de informações sobre isso, pois temos dois personagens que dividem de certa forma o mérito do primeiro voo, os irmãos Wright e o nosso patriota Alberto Santos Dumont, pois o 14 bis em paris, em 23 de outubro de 1906 foi o primeiro voo registrado da historia. [pic 2]

Ele começou essa fascinação por voar quando visitou a frança com seu pai em 1891, a partir daí se apaixonou pela ideia de voar, em 1897 fez o primeiro voo em um balão, e no ano seguinte construiu seu próprio balão, o Brésil (Brasil em Frances) com a única e exclusiva diferença que o balão construído por ele poderia de guiado, já em 29 de junho de 1903, Aida de Acosta pilotou o dirigível nº 9 de Santos Dumont e se tornou a primeira mulher a pilotar uma aeronave.

Sendo assim o 14 Bis foi reconhecido pela mídia Europeia e Norte Americana como o primeiro avião a decolar utilizando os meios próprios, e Santos Dumont teve seu voo homologado pelo aeroclube da França.

Outro notável inventor foi Henry Farman, que teve seu avião de modelo MF11 usado na primeira Guerra Mundial.

[pic 3]

Muito antes, durante e depois desse período a aviação vinha se desenvolvendo em varias partes do mundo, mas após a 1ª guerra mundial iniciou-se uma era de desenvolvimento tecnológico da aviação.

Os aviões deixaram de ser feitos de madeira e passaram a ser construídos de alumínio, os motores foram melhorados e as potencias das aeronaves foi aumentada.

Esta serie de avanços, assim como o impacto socioeconômico que os aviões passaram a ter mundialmente, fez desse período o que chamamos da         era ouro da aviação (1918 a 1939).

Em 1929 Graf Zepellin deu a primeira viagem em volta do mundo em um dirigível, que levava seu próprio nome o Zepellin.  A era zepellin se findou em 1937 com um acidente trágico onde morreram 36 pessoas

As pessoas embarcavam nele através de uma torre onde ele ficava atracado, e por incrível que pareça a única torre que ainda existe no mundo está aqui em recife, no campo do Jiquiá, uma área militar próximo a estação de metro da mangueira.

Em 1936 o Douglas dc-3 começou seus primeiros voos, e se tornou um ícone da era ouro da aviação, tinha capacidade de 21 passageiros, e se tornou o avião comercial mais usado da época, e ate hoje é considerado pela aviação como uma das aeronaves mais importantes já produzidas.[pic 4]

A turbina a jato começou a ser desenvolvida na Alemanha e na Inglaterra também na década de 1930. O britânico Frank Whittle patenteou um desenho de uma turbina a jato em 1930, e desenvolveu uma turbina que podia ser usada para fins práticos no final da década. Já o alemão Hans Von Ohain patenteou sua versão da turbina a jato em 1936, e começou a desenvolver uma máquina semelhante. Nenhum sabia do trabalho desenvolvido pelo outro, e por isto, ambos são creditados com a invenção. Ao final da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha usava os primeiros aviões de jato e fabricava em série a Messerschmitt Me 262.

[pic 5]

Coube aos britânicos a produção do primeiro avião a jato comercial da história da aviação, o De Havilland Comet. O Comet começou a ser usado em voos de passageiros em 1952. Os Comet voavam a aproximadamente 850 km/h, sua cabine era pressurizada e relativamente silenciosa. O Comet foi ao início um sucesso comercial, e muitas linhas aéreas passaram a encomendar esta aeronave. [pic 6]

Porém, dois acidentes em 1954, quando ambas as aeronaves simplesmente explodiram em alto-mar, criaram grandes dúvidas quanto à segurança da aeronave. A causa dos acidentes era primariamente as turbinas, localizadas dentro da estrutura asa. As turbinas, em voo, atingiam altas temperaturas e assim, lentamente, mas gradualmente, enfraqueciam a asa, que terminou por fragmentar-se no ar em ambos os acidentes. A De Havilland tentou salvar seu avião, cujas vendas haviam caído drasticamente, através de algumas modificações estruturais, mas um terceiro acidente em 1956 colocou de vez as vendas da aeronave em solo, que parou de ser produzida em 1964.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (800 Kb)   docx (650.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com