TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A historia das pilhas

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  708 Visualizações

Página 1 de 2

A historia das pilhas

“A eletricidade é um dos fenômenos mais incríveis da natureza.”

No inicio do século XIX, muitos cientistas estavam fascinados pela eletricidade, é a invenção da pilha aconteceu devido a rivalidade  entre o cientista anatomista Luigi Aloisio Galvani é o cientista  Alessandro Volta.

Em 1786 Aloisio Galvani dissecou uma rã sobre a sua mesa e com a ajuda de uma maquina que gerava carga eletrostática. Com um fio de cobre é um  bisturi tocou no nervo interno da coxa da rã que se contraiu quando era tocada por dois metais diferentes. Galvani defendeu a teoria da eletricidade animal; para ele os metais eram apenas  condutores da eletricidade presente nos músculos da rã.

Mais o físico Alessandro Volta via a experiência de Galvani completamente diferente; para ele não havia fluxo de eletricidade animal, é passou a defender o conceito de que a eletricidade vinha dos metais juntamente com a maquina eletrostática; Criando muita repercussão na área  e revolta em Galvani, que fez várias outras experiências para provar sua teoria.

Alessandro Volta também fez varias experiências para provar que a eletricidade poderia vir do contato de metais distintos. Volta fez um circuito formado por papelão mergulhado em uma solução de acido diluído e placas de cobre, ele foi repetindo o processo, depois pegou dois fios de cobre e prendeu  um em cada extremidade, criando assim a pilha e depois testou a eletricidade  em si mesmo.

Descobrindo assim um aparelho com fluxo continuo que ficou conhecido como corrente elétrica; em 1800 Volta criou a pilha elétrica que passou a ser cmamada de volta, pilha de volta, pilha gavanica ou pilha voltaica.

E em reconhecimento a essa descoberta, uma medida da eletricidade recebeu seu nome o VOLT.

Atualmente sabemos que o que ocorre em uma pilha, como essas criadas por Volta, é que a eletricidade tem seu fluxo do polo negativo, denominado ânodo, que se oxida, perdendo elétrons para o polo positivo, chamado de cátodo, que se reduz, ganhando elétrons.

Essas pilhas feitas em solução aquosa não são muito usadas hoje em dia; apenas em termos de pesquisa, mas elas foram o princípio que desenvolveu as modernas pilhas que conhecemos hoje como pilhas secas e que são bem mais práticas para usar e transportar, além de fornecer uma corrente elétrica satisfatória por muito mais tempo.

[pic 1] [pic 2]

BIBLIOGRAFIA: Site Brasil Escola- Jennifer Fogaça

 Video – Shock an Awe: The Story of Eletricity-Episodio 1        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (36 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com