TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A igreja em Litigio

Por:   •  1/12/2015  •  Artigo  •  4.900 Palavras (20 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 20

A IGREJA DE SÃO FRANCISCO EM PROCESSO DE LITIGÍO NA CIDADE DE JOSÉ DE FREITAS NO PERÍODO  DE 2004 A 2012

Yarema leite Rodrigues de Sousa Alves*

RESUMO

O presente artigo analisa o processo de litígio entre a Igreja de São Francisco das Chagas e a Fundação Cândida Cunha na cidade de José de Freitas, tendo como recorte temporal o período compreendido entre 2004 e 2012. Este artigo tem por objetivo relatar o processo de posse de poder patrimonial da Igreja de São Francisco para a Fundação Cândida Cunha no munícipio de José de Freitas, para tanto se dialogou com a nova história Cultural e com fontes que permitiram analisar esse processo que culminou com a posse de poder patrimonial da Igreja de São Francisco para a Fundação Cândida Cunha no município de José de Freitas PI.

Palavras- chave Igreja. Litígio. Patrimonial. 

ABSTRACT

This article analyzes the process of dispute between the Church of São Francisco das Chagas Foundation and Candida Cunha in the town of Jose de Freitas, with the time frame the period between 2004 and 2012. This article aims to describe the process of ownership of equity power of the Church of St. Francis Foundation for Candida Cunha in the municipality of José de Freitas, for both spoke with the new Cultural history and sources that helped analyze the process that culminated in the possession of patrimonial power of the Church of St. Francis for Candida Cunha Foundation in José de Freitas PI.

Keywords: Church. Litigation. Patrimonial.

1 INTRODUÇÃO

O artigo que tem como tema a Igreja de São Francisco em processo de litígio na cidade de José de Freitas tendo como principal objetivo relatar o processo de posse de poder patrimonial da Igreja de São Francisco para a Fundação Cândida Cunha na cidade de José de Freitas no período de 2004 a 2012. O interesse em pesquisar este tema se justifica por ser uma história que envolve a fé a religiosidade e os costumes da população deste município, visto que é um fato novo o que ocasionou grande repercussão na cidade.

______

*Graduada em Educação Física pela UFPI especialista em psicopedagogia FLATED e graduanda de Licenciatura em História da UFPI/PARFOR.

A pesquisa será direcionada a mostrar a população de José de Freitas  o que de fato motivou a Fundação Cândida Cunha a entrar com um processo contra a diocese com o intuito de administrar o patrimônio da Igreja de São Francisco, deixado por Dona Cândida Cunha, a essa instituição, para isso usou-se de pesquisa de campo e bibliográfica para referenciar esse trabalho.

No município de José de Freitas situado a poucos quilômetros de Teresina foi uma verdadeira surpresa para a população o desfecho deste processo o que ocasionou muitas discussões e opiniões a respeito desse fato e para isso essa pesquisa será de grande relevância para a sociedade de José de Freitas, pois mostrará à população a história que marcou o litígio sobre o patrimônio deixado por Cândida Cunha para a Igreja de São Francisco. Bem como outros aspectos que levaram a família de Cândida Cunha a travar judicialmente este processo contra a diocese no intuito de administrar o patrimônio deixado pela mesma a Igreja de São Francisco.

Esse estudo contribuirá para os aspectos históricos, jurídicos, sociais que movimentam uma sociedade e aqui especificamente a sociedade do município de José de Freitas, que assim terão a oportunidade de conhecer melhor os fatos ocorridos com este processo de transferência de poder patrimonial e principalmente preservar a história na memoria da população.

Trabalhar com uma nova história uma história cultural que retrata de forma simples o cotidiano das pessoas. Segundo BURKE (2008), a tendência dos historiadores em estudar a categoria povo, enquanto sujeito social implica em uma reação a abordagens anteriores à história cultural onde pessoas comuns são deixadas de fora, e também à história política e econômica em que a cultura é deixada de fora.

Dessa forma o presente trabalho concentra-se nas seguintes questões de pesquisa: O processo histórico que culminou na ação judicial impetrada pela Fundação Cândida Cunha a diocese no intuito de administrar o patrimônio da Igreja de São Francisco no município de José de Freitas; Quais as transformações políticas, econômicas e sociais ocorridas na Igreja após sofrer essa ação judicial? Como a sociedade absorveu e conduziu todo esse processo de transformação jurídica que a igreja passou?

O presente trabalho está fundamentado nos atores da Nova História Cultural, como Peter Burke (1992), Le Goff (2003) da história Oral, Paul Thompson (1992) e ainda em produções historiográficas de autores do próprio município como Pastora Lopes (1994) e Antônio Freitas (1994).

Quanto às fontes escritas utilizou-se do processo judicial da questão, bem como pesquisa em um blog da Fundação Cândida Cunha,  e quanto as fontes não escritas utilizou-se de fotografias encontradas na sede da Fundação e do próprio processo e ainda usou-se de entrevistas com pessoas ligadas a Fundação a Igreja e a sociedade de uma forma geral.

2 HISTÓRIA E LEGADO DE DONA CÂNDIDA FIGUEIREDO CUNHA

A memória, na qual cresce a história, que por sua vez alimenta, procura salvar o passado para servir ao presente e ao futuro. Devemos trabalhar de forma que a memória coletiva sirva para a libertação e não para servidão. (LE GOFF, 2003, p. 471).

Em vinte e quatro de janeiro de mil oitocentos e oitenta e cinco nasceu na cidade de José de Freitas Dona Cândida de Figueiredo Cunha, natural desta cidade, filha legítima de Francisco Ivo da Cunha e Elicélia de Figueiredo Cunha.

Anos mais tarde já na condição de empresária, agropecuarista e dona de grandes terrenos na cidade, tornou-se herdeira única de um vasto patrimônio deixado por ocasião do falecimento de seus pais.  

Uma pessoa solteira, católica, apostólica, romana com prática de vida ilibada, e sempre externava sentimentos puros  humanístico e religiosos o que a motivou a edificar com seus próprios  recursos, a Igreja de São Francisco das Chagas em Jose de Freitas-PI, tendo o inicio da obra 07.06.1942 e concluída em 17.07.1943, em homenagem a seu pai querido Francisco Ivo da Cunha.                

A doadora residia na casa ao lado da Igreja em apreço, e boa parte de seu tempo era dedicado à conservação manutenção do templo religioso, onde fazia orações e adorações, recebia outros fies e curiosos a quem prestava informações e esclarecimento sobre o nobre templo sagrado.

Esta igreja foi construída por uma senhora- dona Cândida Figueiredo Cunha em 1941. Fica situada na rua Hugo Napoleão, no centro da cidade. Dona Cândida, possuidora de muitos bens, deixou para a Igreja sob a responsabilidade da arquidiocese de Teresina (registrados em testamento) os seguintes bens: o templo de São Francisco das Chagas; uma fazenda de gado  denominado São José com gado(vacum, cavalar, ovino, caprino), currais poço, carnaubal e cercado de arame ; e casas de moradia situadas ao lado da igreja num terreno que possui a extensão de aproximadamente um quarteirão. Atualmente, todo esse patrimônio pertence á diocese de Campo Maior, que é responsável pela paróquia de José de Freitas (LOPES, 1994, p. 96).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)   pdf (212.7 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com