TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A prática do racismo

Projeto de pesquisa: A prática do racismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 2

1-Selecione algumas das expressões do quadro anterior e produza três parágrafos argumentativos que defendam uma tese sobre a situação de conflito apresentada no caso concreto. O tipo de argumento é de sua livre escolha. Serão avaliadas, na correção, as escolhas que produzam melhor coesão entre os parágrafos.

Pró-tese:

Rosana, mãe de Fernando, de três anos deve obter o perdão judicial porque ela antes de sair pediu que seu filho mais velho tomasse conta do Fernando, que geralmente dormia, como era de costume após chegar da creche onde brincava e fazia suas atividades que deixavam ele muito cansado a noite, e também por ser uma mãe muito cuidadosa e carinhosa com seus filhos, além disso este caso fortuito, esta imensa perda está punindo fortemente esta mãe.

2-Produza fundamentação e conclusão completas a partir do caso concreto.

Fundamentação:

A prática de racismo está tipificada nos seguintes artigos:

1º da Lei n. 7.437/85 (Lei Afonso Arinos): Constitui contravenção, punida nos termos desta lei, a prática de atos resultantes de preconceito de raça, de cor, de sexo ou de estado civil;

2º da Lei n. 7.437/85 (Lei Afonso Arinos): Será considerado agente de contravenção o diretor, gerente ou empregado do estabelecimento que incidir na prática referida no artigo 1º desta lei;

3º, IV, da CRFB: Constituem objetivos fundamentais da

República Federativa do Brasil: promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação;

Conclusão:

No caso concreto em análise percebe-se claramente que o síndico incorreu sim na prática de racismo, tendo-se como prova documental a carta recebida pela moradora Maria das Graças Santos com a determinação de que seu filho de criação, Júlio Costa Ribeiro, de 24 anos, teria a circulação no prédio limitada à lixeira e à caixa de correio. Ao tentar delimitar as áreas de circulação do rapaz, o síndico quis evitar o contato do jovem negro com os outros condôminos.

Ademais, mesmo não sendo morador o jovem não precisaria estar acompanhado de sua mãe adotiva para poder usufruir os demais serviços que o condomínio mantém.

3-Enumerados a seguir estão 9 informações que identificamos anteriormente como ?elementos constitutivos da argumentação jurídica? Identifique cada um deles e, a seguir, produza fundamentação e conclusão nos mesmos moldes das aulas anteriores.

1- hipótese causal a favor da tese

2 - tese

3 - situação de conflito

4 - contextualização do real

5 - contextualização do real

6 - contextualização do real

7 - hipótese causal a favor da tese

8 - contextualização do real

9 - hipótese causal a favor da tese

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com