TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTIGUIDADE GREGA - A PAIDEIA

Trabalho Universitário: ANTIGUIDADE GREGA - A PAIDEIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  7.637 Visualizações

Página 1 de 3

ANTIGUIDADE GREGA – A PAIDEIA

1-De que forma o aparecimento da escrita, da moeda,da lei escrita e o nascimento da pólis contribuíram para a superação do mundo mítico? Que papel o filósofo desempenha nesse processo?

R. Ocorrem grandes transformações nas relações sociais e políticas, muito diferentes das que se conhecia em outras culturas proporcionando a lenta passagem da predominância do mundo mítico para a reflexão racionalizada. Nesse processo foi importante o surgimento da escrita, por influenciam do alfabeto fenício, gerou uma nova idade mental, ao permitir maior abstração, proporciona o confronto de ideias e estimulam o espírito critico. A moeda representou um papel revolucionário por superar o sistema de troca, facilitando a administração dos negócios. As polis provocaram grandes alterações na vida social e nas relações humanas. A lei deixa de ser vontade imutável dos deuses ou da arbitrariedade dos governantes, para ser uma criação humana, sujeito a discussão e a modificação. O Filosofo foi responsável para uma nova visão do mundo e do indivíduo.

2-Explique a afirmação do sofista “Protágoras: “O homem é a medida de todas as coisas”; situando-a no mundo grego”. Estabeleça também comparações com o período heroico.

R. Se o homem é a medida de todas as coisas então coisa alguma pode ser definida pelo conjunto de pessoas, e aquilo que vale em determinado lugar, não deve valer necessariamente em outro. Com esse pensamento passa-se então o homem a ter em si a autonomia de determinar o que é certo ou errado. Em paralelo com o período heroico, nota-se que os heróis não eram seres providos de vontade própria, pois como eram escolhidos pelos deuses, eram assim obrigados a viver conforme julgava a vontade daquele que o nomeara tirando assim seu livre-arbítrio e capacidade de discernir o verdadeiramente certo do errado.

3-Com base na epigrafe do capitulo, explique em que consiste o método socrático.

R. O método socrático consiste no principio de que a sabedoria começa pelo reconhecimento da ignorância. Assim sendo, para que de fato se possa aprender o que lhe era proposto, antes seria necessário ter consistência de que não o sabia ao certo.

4-Observe a hierarquia social proposta em A República, de Platão (magistrados, guerreiros e comerciantes), e a divisão da alma em três partes. Estabeleça relações.

R. A referida divisão da Alma em três partes distintas na concepção de Platão se dá da seguinte maneira:

a) Alma Concupiscível: Parte da alma responsável pelos desejos inatos, extintivos e pelo anelo de prazeres sensuais, glutônicos, etc.

b) Alma Irascível: Parte da alma responsável pela defesa do indivíduo, pelo ímpeto.

c) Alma racional: Parte da qual se subordina as outras duas. Conforme o próprio nome já diz, é parte responsável pelo domínio da razão.

Da mesma forma Platão divide a sistematização da cidade, com a seguinte analogia:

a) Governantes: Parte análoga à Alma Racional.

b) Guardiões ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com