TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS: Reflexões sobre a passagem da Idadde Média para a Idade Moderna

Por:   •  23/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

HISTÓRIA – 5º SEMESTRES

ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS:

Reflexões sobre a passagem da Idadde Média para a Idade Moderna

[pic 3]

Vitória da Conquista

2015

ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS:

Reflexões sobre a passagem da Idadde Média para a Idade Moderna

Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Atividade interdisciplinares – 5º Semestre

Vitória da Conquista

2015


  1. ANALISE LIVRO DIDÁTICO

        Através do livro Conexões com a História dos autores Alexandre Alves e Letícia Fagundes de Oliveira foi feita uma reflexão referente à passagem da Idade Média para a Idade Moderna.

Os autores abordam a crise do sistema feudal como segundo tema a ser tradado no capítulo “O outono na idade Média”. A primeira parte do capítulo aborda a crise do período de 1300 a 1450 considerada como uma época de crise generalizada, que mais tarde fulminaria na desagregação do sistema feudal, tema proposto na segunda parte do capitulo, que a princípio aponta as causas desse enfraquecimento, trazendo mais a diante as consequência que seria o fortalecimento da burguesia. E apresentando a formação do Estado modernos Vencendo os regionalismos e o universalismo medieval, o Estado moderno tinha por objetivo a formação de sociedade nacional, com as seguintes características: Território definido, Soberania, Exército permanente. Pode se notar que os autores não atribuem um capítulo para cada tema, eles mesclam os temas em um capítulo.

As rupturas e permanências políticas entre o mundo medieval e o mundo moderno europeu, são apresentados como a revalorização da Antiguidade, considerado como patrimônio greco-romana. O contato com obras que antes da conquista da Constantinopla eram pouco acessíveis, obras de autores clássicos como Platão, Aristóteles, Galeno, Plotino, entre outros. Possibilita uma real aproximação das produções intelectuais da época, fazendo com que o esses autores influenciassem o movimento humanista.

O humanismo um movimento artístico e intelectual é apresentado como os que criaram a divisão da história em três épocas Antiga, Medieval, e Moderna, divisão esta que conhecemos até os dias de hoje. Os autores atribuem ao humanismo a ideia de que a época moderna era o rompimento como o passado medieval considerado por muitos como era das trevas e o renascimento da cultura clássica.

O texto analisando no livro didático não aborda a Idade Média em nenhum momento com termos pejorativas como “idade das Trevas”, “Mil anos de escuridão”, ou “Período das Bruxas. Termos que são muitos comuns em correntes historiográficas que consideram a Idade Média um período onde não se obteve grandes avanços. No entanto os autores tentam trazer ilustrações e textos que retratassem o período como por exemplo texto “A formação dos cavaleiros medievais”. Os autores ainda fazem uso de um texto do historiados Jaques Le Goff, extraído do livro Mercadores e banqueiros da Idade Média.

O livro conta com um amplo acervo de fotos e mapas, trechos escritos, imagens, reprodução de pinturas que fazem um conexão com os assuntos abordados, pois estas ilustrações estão bem posicionadas possibilitando que o educando as tenha como suporte para melhor compreensão dos temas propostos.

Esses fragmentos de textos, imagens, mapas dentre outros itens podem e devem ser utilizados pelos professores em sala de aula. Como o auxílio de um retroprojetor essas imagens pode sem ampliadas e levantada um discursão ao relaciona-las com o texto estudado. Ao final de cada capitulo são sugeridas leituras complementares, filmes e sites para aprofundar-se mais nos assuntos abordados no capítulo. Esses matérias extra são de grande importância pois possibilita que se faça um dinâmica diferenciada com os alunos, como por exemplo passar alguns trechos dos filmes em sala de aula, e depois fazer um atividade relacionando o tema, entre outras atividades possíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com