TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA

Por:   •  8/3/2017  •  Resenha  •  1.499 Palavras (6 Páginas)  •  1.022 Visualizações

Página 1 de 6

1.0 ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA (COLEÇÃO: Conexões com a Historia - EJA - Planejamento Interativo)

Esta atividade tem como objetivo principal analisar o conteúdo de história voltado para o Ensino Médio.

1.1. Análise Externa do Livro Didático de História (1º, 2 º e 3 º Ano do Ensino Médio).

Conexões com a Historia - EJA - Planejamento Interativo.

Uma obra atualizada com os debates historiográficos contemporâneos, que aproxima o estudo da história às questões da atualidade.
A abordagem da obra conecta saberes, habilidades e atitudes para que o adolescente seja apto a refletir e atuar na sociedade.

Autores: 

Alexandre Alves

Letícia Fagundes de Oliveira

 

Principais diferenciais da obra

 

  • Um programa sistemático de leitura de fontes históricas de diversos tipos e gêneros, visuais e escritas, tem o objetivo de ensinar o aluno a lê-las, interpretá-las e relacioná-las aos conceitos e processos históricos, mostrando que nenhuma história tem um lado só.
  • Com uma proposta comparativa passado-presente, a obra favorece uma aprendizagem eficiente. O trabalho interdisciplinar, com destaque para as artes, permite a compreensão de novos aspectos dos processos históricos.
  • As atividades são um elemento estratégico da coleção, pois utilizam inúmeros recursos didáticos e são apresentadas de maneira diversificada a fim de estimular a reflexão, o debate e a participação nas aulas e na sociedade.

Coleção Tipo 1  

  • Disponível em livro impresso e em livro digital repleto de conteúdos multimídia

• Editora: Moderna

• Disciplina: História

• Nível: Ensino Médio

• Série: 1º, 2 º e 3 º Ano

• Código da coleção: 27643COL06

• Edição: 1ª ed. 2010

• Formato: 23,30 X 28,00

Tipo de Documento Analisado:

[pic 1]A primeira vista pode-se notar que o documento analisado apresenta em sua capa uma imagem simbólica de fácil compreensão. O material usado na construção da capa é de boa qualidade e impermeável, o que consequentemente, irá prolongar o tempo de duração deste documento.

Organização do Livro Didático Analisado

O livro didático analisado é organizado da seguinte maneira: três volumes dividido em 4 unidades cada. Entretanto o livro aqui analisado trata-se somente da do volume 1 direcionado para o 1 º ano do Ensino Médico que compreende 12 capítulos, sendo considerado mais que uma fonte histórica, um registro indispensável para suas aulas.

2.0. Análise Interna do Livro Didático de História: Conexões com a Historia: Da origem do homem à conquista do Novo Milênio - EJA - Planejamento Interativo. Volume 1.

De acordo com Alexandre Alves história Letícia Fagundes de Oliveira o livro tem a proposta de entrar em sala de aula e fazer acontecer:

Compreendendo que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é considerada uma modalidade de ensino adequada às situações, perfis e às variadas faixas etárias desse público, para quem deve ser proposto um modelo pedagógico específico. Os tempos e ritmos de aprendizagem dos adultos são diferentes daqueles identificados em crianças e adolescentes. Por outro lado, o currículo de EJA deve contemplar os mesmos componentes curriculares do Ensino Médio regular, seguindo as diretrizes nacionais.

Dessa forma, o professor tem um papel decisivo na mediação entre o currículo, seus alunos e a prática em sala de aula. Isso implica seleção do conteúdo e adequação das formas de abordagem dos temas selecionados. Os conteúdos clássicos têm sua importância diminuída, dando lugar a temas relacionados com o cotidiano dos alunos e o universo do trabalho. Não se trata de reduzir conteúdos, mas de selecioná-los de acordo com essas premissas.

O livro didático é uma das principais ferramentas do professor na seleção de conteúdos e escolha da metodologia e formas de abordagem em sala de aula. Para isso, alguns cuidados gerais são necessários na mediação da utilização desse material para o público de EJA:

  • O conteúdo, baseado nos parâmetros curriculares nacionais, deve visar a uma ação educativa que aproveite o saber cotidiano dos alunos, muitas vezes advindo do senso comum, e problematizá-lo, buscando a reflexão crítica e a possibilidade de superação e aquisição de novos conhecimentos.
  • As atividades devem ser adequadas à faixa etária, evitando sua infantilização, buscando a compreensão dos conteúdos e a construção de novos conceitos. Essas atividades devem envolver contextos significativos para os alunos em sua aproximação com a disciplina e não podem demandar muito tempo para estudos fora do ambiente escolar.

Este Planejamento Interativo do livro em questão busca enfocar os principais aspectos dos capítulos essenciais, tendo em vista abordagens pertinentes ao público de EJA, a partir de conhecimentos prévios dos alunos. Esta coleção segue a tradicional periodização histórica, buscando, entretanto, discutir conceitos e apresentar mudanças que ocorreram na interpretação histórica. Para isso, apresenta uma grande variedade de fontes.

Os textos que compõem o livro são acompanhados por vários tipos de documento (escritos, testemunhos, reprodução de pinturas, fotos etc.). O contato com variadas fontes históricas podem proporcionar aos alunos uma reflexão muito além do conteúdo da disciplina, pois promove a apreensão de conceitos e ferramentas da História. Jovens e adultos trazem uma visão mais cristalizada do mundo. O professor pode utilizar a seção Controvérsias para estimular o debate e confrontar diferentes posições.

É importante mencionar que no final de cada capítulo, a seção Atividades não apenas retoma os temas do momento, mas também os sistematiza e articula com outros conteúdos já estudados, facilitando o trabalho do professor.

2.1 Conteúdo

O conteúdo selecionado para análise foi somente o capítulo 1: A pré-história humana. O capítulo ressalta O lugar do homem na evolução das espécies, sua cultura homens caçadores, a origem do homem americano, a Pré-história brasileira, o Neolítico e a Revolução Agrícola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (97.3 Kb)   docx (497.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com