TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AP1 - História Moderna I

Por:   •  29/4/2017  •  Exam  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  758 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH

Licenciatura em História - EAD

Unirio/Cederj

GABARITO DA Primeira Avaliação Presencial- 2016.1

Disciplina: HISTÓRIA MODERNA I

Coordenação:  CLÁUDIA SANTOS

QUESTÕES:

1ª QUESTÃO:

Baseando-se nas aulas 2, 3 e 15, aponte semelhanças e diferenças entre os textos abaixo:

- Jean Delumeau. A Civilização do Renascimento. Vol. 1 (Introdução)

- Peter Burke. O Renascimento. (capítulo 1: O Mito do Renascimento)

O aluno deve analisar, desenvolver e comparar as ideias dos autores.

Para Peter Burke, as visões tradicionais elaboradas sobre o Renascimento – nomeadamente a definição de Burckhardt – supervalorizam as inovações trazidas  por este movimento artístico e científico. Por isso, o historiador deve cuidar para não adotar a visão auto elogiosa dos participantes do movimento e por outro lado, deve saber que nem tudo no Renascimento é novidade e ruptura. Muitas características medievais foram preservadas e muito do que se acreditou ser direta inspiração clássica já havia sido reelaborado por autores medievais. O Renascimento deve muito às mudanças ocorridas nas artes e letras da medievalidade. Além disso, houve momentos anteriores nos quais a Europa viveu a recuperação e revalorização dos clássicos, como o chamado Renascimento Carolíngio. Acrescentem-se os “renascimentos” fora da Europa demonstrados por Toynbee, apontando o caminho para evitarmos a contaminação de nossa visão de história pelo eurocentrismo.

Jean Delumeau estuda o Renascimento, adotando uma perspectiva de longa duração: do século XIII ao XVII. Esta abordagem possui dupla qualidade: evitar a ideia de ruptura e mostrar que o renascimento foi fruto de circunstâncias históricas. Assim, o renascimento foi se formando por uma serie de desafios e respostas.

Além de apresentar os autores, é importante que os alunos estabeleçam comparações entre eles. A visão de Delumeau aproxima-se da interpretação de Burke em vários aspectos, entre eles, as ideias de que o renascimento não foi uma ruptura, nem um evento isolado e incomparável na História. Assim, Delumeau entende que o termo “renascimento” gera certa confusão histórica. No entanto, os autores também apresentam diferenças. Enquanto que, por intermédio de Toynbee, Burke procura estabelecer um certo paralelismo entre o Renascimento europeu e manifestações científicas e culturais de outros povos, Delumeau sublinha que o Renascimento assinala, a partir daquele momento, um caráter de superioridade da Europa em relação ao resto do mundo. Esta seria a característica definidora do Renascimento: “a promoção do Ocidente numa época em que a civilização da Europa ultrapassou, de modo decisivo, as civilizações que lhe eram paralelas”(Delumeau,1994, p. 20). Neste sentido, o aluno deve preocupar-se em dissertar brevemente sobre as novidades trazidas pelo renascimento apontadas por Delumeau.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (127.7 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com