TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS FASES DO SOLO

Artigos Científicos: AS FASES DO SOLO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  1.818 Palavras (8 Páginas)  •  5.171 Visualizações

Página 1 de 8

AS FASES DO SOLO

A líquida constituída de água

O solo possui três fases distintas, gasosa, líquida e sólida.

A gasosa constituída por (O2↓, CO2↑, CH4, H2O(V))

O ar do solo se localiza nos poros, macro e microporos, sendo dessa forma, uma fase descontinua e de composição diferente mesmo em locais próximos. A variação da composição do ar do solo ocorre principalmente devido às inúmeras reações químicas que ocorrem, bem como, da atividade dos organismos do solo.

A fase líquida ou solução do solo tem composição variável, e pode variar de acordo com a umidade do terreno. É desta fase que as plantas retiram a água necessária ao seu desenvolvimento. Quando o teor de água do solo atinge certo limite mínimo, a água é retida pelo solo com muita força, chegando a competir com as plantas, até que estas cheguem a murcharem e morrem, mesmo havendo no solo uma porcentagem de água, muitas vezes não desprezível. Esse ponto é denominado de ponto de murcha e corresponde a água retida a uma tensão de 15 atm.

Quando se satura o solo com água (encharcamento), deixando-se posteriormente que o excesso de água escoe, a essa água chamamos água gravitacional, o liquido restante estará retido com uma tensão de 1/3 de atm. Nessa situação o solo estará em sua capacidade de campo.

A água disponível às plantas que o solo pode reter é dada pela diferença entre as porcentagens retidas na capacidade de campo menos a porcentagem no ponto de murcha permanente.

5.1 Solução do solo

Os íons estão retidos na fase coloidal, ou seja são ions trocáveis podendo estabelecer um equilíbrio dinâmico com a solução do solo.

↔ Ca+2 H2PO4- Mg+2 K+ H+

5.2 Capacidade de Troca de Cátions (CTC ou T)

CTC ou T de um solo, de uma argila ou do húmus é a quantidade total de cátions retidos à superfície desses materiais em estado permutável.

A CTC ou T é expressa em centimol de carga por decímetro cúbico de solo (cmolc.dm-3)

O termo cmolc.dm-3 equivale à antiga unidade meq.100dm-3. Alguns laboratórios expressão seus valores em milimol de carga por decímetro cúbico (mmol. dm-3), que equivale a 10 X cmolc.dm-3. Somente para poderem-se ter termos de comparação, a argila (tipo 1:1) predominante em solos brasileiros é a caulinita (Al(OH)3, tendo uma atividade equivalente a 3 a 15 cmolc.dm-3, ao passo que a montmorilonita argila (tipo 2:1) possui uma atividade de 100 cmolc.dm-3, enquanto a matéria orgânica (húmus) tem atividade de 200 a 400 cmolc.dm-3.

5.3 Soma de bases (SB)

Soma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com