TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TEORIAS DE THOMAS HOBBES E JOHN LOCKE

Por:   •  14/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

Cleber Luis Vieira

TEORIAS DE THOMAS HOBBES E JOHN LOCKE

Avaliação feita pelo Centro Universitário                                                                                                      Claretiano, para verificação parcial do desempenho na disciplina Teoria Política.          

                                           

Rio Claro-SP

2019

THOMAS HOBBES 

JOHN LOCKE 

Teórico do absolutismo monárquico. Concebeu um Estado de natureza de insegurança, no qual havia “guerra de todos contra todos” e que o único interesse seria preservar a vida, único direito natural dos homens. Para que a vida fosse preservada os homens abriram mão de sua soberania e entregou ao Estado/Rei por meio do contrato social, contrato esse irrevogável. O governo ideal para Hobbes seria uma monarquia absolutista, com finalidade de promover a segurança dos indivíduos.

Teórico do liberalismo. Ao contrário de Hobbes, o estado de natureza de Locke era um estado de relativa paz e o direito natural e mais importante dos homens era o direito à propriedade. A transição de estado de natureza para o estado civil (contrato social) se dá por meio de um consentimento entre os homens e que poderia ser revogável caso os governantes desrespeitem os limites de governo. Portanto, o governo ideal para Locke é uma monarquia parlamentarista, que visa proteger o direito à propriedade dos homens.

Referência

SALES, C. M. R. Teoria Política. Batatais: Claretiano, 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (80.1 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com