TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética em Nozick Com Alusões a Thomas Hobbes, John Locke e John Rawls

Por:   •  6/11/2019  •  Ensaio  •  2.681 Palavras (11 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA[pic 1]

 Faculdade de Direito

Ética em Nozick

Com alusões a Thomas Hobbes, John Locke e John Rawls

O Aluno: Duarte Manuel Sousa de Matos Fortuna Nº 11017817

O Professor: Guilherme Valdemar Pereira D’Oliveira Martins

A Instituição: Faculdade de Direito- Universidade Lusíada de Lisboa

INDICE

NOTA INTRODUTÓRIA……………………………………………….3

EXPOSIÇÃO GERAL DOS CONCEITOS ESSENCIAIS………...4,5,6

O QUE É ÉTICO SEGUNDO NOZICK………………………....6,7,8,9

CONCLUSÃO………………………………………………………10,11

BIBLIOGRAFIA……………………………………………………….12

                   

NOTA INTRODUTÓRIA

Com este trabalho proponho-me investigar “O que é Ético em Robert Nozick?”, partindo da reflexão e análise da obra do próprio, “Anarquia, Estado e Utopia”.

Filósofo político norte-americano dos anos 70 e professor da Universidade de Harvard, Robert Nozick, que desenvolveu inúmeros trabalhos e teorias na área da epistemologia, tendo a sua obra “Anarquia, Estado e Utopia” sido resposta à obra “Uma Teoria da Justiça” do professor e também filósofo-político John Rawls.

Durante este trabalho menciono outros três autores, sendo eles Thomas Hobbes autor do livro “Leviatã”, livro que aborda a teoria do contrato social e a legitimidade de governação absoluta, John Locke, filósofo autor de obras como “Cartas sobre a tolerância”, “Ensaio sobre o entendimento humano” e “Dois tratados sobre o governo civil” e ainda John Rawls, professor académico e filósofo político autor do texto, já acima dito, “Uma Teoria da Justiça”, livro que procurou chegar a uma teoria de Justiça Distributiva e distribuição socialmente justa dos bens da sociedade através do contrato social. Estes três outros autores para além do autor principal servirão para uma reflexão e exposição do tema mais esclarecedoras e incisiva e para assim completar o trabalho.

Este é um escrito que tem como base a obra “Anarquia, Estado e Utopia” sendo o ponto de partida e de chegada da minha exposição, em que também, após análise da mesma obra, exponho alguns dos que são os conceitos para cada um dos autores.

EXPOSIÇÃO GERAL DOS CONCEITOS

ESTADO MINIMO

        O Estado Mínimo poderá ser também denominado, ou chamado vulgarmente, por Estado Guarda-noturno, sendo então um Estado em que não existe intervenção do Estado na esfera económica apenas quando é necessário, não existindo também neste tipo de Estado quaisquer tipo de agências mediadoras entre o Estado e a sociedade que o compõe, sendo um Estado antagónico ao Estado Pluralista, Estado esse em que existe a valorização da Lei, que é feita por todos e para todos, existindo então uma sociedade poliárquica, em que os interesses da sociedade civil são defendidos por instituições mediadoras que encurtam a distância entre o Estado e o Povo

.

         

                                         ESTADO NATUREZA

O homem é o lobo do homem, numa de guerra de todos contra todos- Thomas Hobbes

Em Hobbes entende-se por Estado de Natureza um Estado em que tudo é permitido, sem qualquer autoridade a mediar os conflitos entre homens, sem qualquer respeito pela Lei e pelo próprio Homem, que sendo mau por natureza, acaba por se destruir a si próprio para atingir os fins desejados.

ESTADO CIVIL

É a autoridade e não a verdade que faz a lei- Thomas Hobbes

Existindo necessidade de controlo entre os Homens, que para atingir os seus fins ou para atingir o bem-último, é capaz de se destruir a si próprio, surge a necessidade de um contrato entre o Homem e o Estado.

Para Hobbes, o Estado surgirá como algo que trará a ordem e estabilidade à vida em sociedade, para que acabe a guerra entre homens, o convívio desleal que é latente à raça humana, não respeitadora do outro, privando então o Homem de poder ilimitado que é canalizado para o Estado para garantia da ordem e estabilidade social.

ESTADO NATUREZA

O prazer e a dor, e os que os produzem, o bem e o mal, são os eixos em que assentam todas as nossas paixões- John Locke


        Com John Locke, observamos um Estado Natureza em que todos os Homens são iguais e bons, intrinsecamente, sendo livres de escolher as suas ações, dispor dos seus bens e regular os semelhantes que possam vir a ofender os seus direitos naturais de acordo com seu próprio arbítrio, sendo permitido usar de qualquer meio para salvaguardar suas vidas, liberdade, saúde e posses.

GOVERNO CIVIL

Onde não há lei, não há liberdade- John Locke


Para Locke, existe um contracto social em que se cria um Estado com poderes e funções mas limitados, contrapondo-se ao contracto social idealizado por Hobbes, em que o Estado é detentor de todo o poder e de todas as funções de modo a garantir o bem-estar e o bom funcionamento da vida em sociedade.

Com Locke, vemos o respeito pelos direitos naturais do Homem, que devem ser então respeitados no contracto social entre o povo e o seu Estado.

O idealizado pelo pensador liberal é algo que possa ser avesso ao que estavam sujeitas a sociedades medievais e absolutista, ao abuso do poder, ao despotismo, não existindo ninguém que pudesse centralizar o poder em si e redigir tudo o que poderia ser ou não Direito.

Em Locke, vemos o respeito pelo Estado de Direito, apenas existente em sociedades poliárquicas, em que existe o respeito pelo outro, que é a outra metade de nós, e respeito pelos interesses de cada um, ou mesmo pelos direitos de cada um, como por exemplo, o direito à saúde, à educação, à habitação entre outros.


O QUE É ÉTICO SEGUNDO ROBERT NOZICK?

Anarquia, Estado e Utopia- Robert Nozick

Em Anarquia, Estado e Utopia, Robert Nozick diz-nos através duma afirmação categórica: “Os indivíduos têm direitos. E há coisas que nenhuma pessoa ou grupo podem fazer com os indivíduos (sem lhes violar os direitos) ”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (258.2 Kb)   docx (42.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com