TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS

Exames: ATPS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2012  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Esse trabalho tem por objetivo evidenciar as formas de cálculo de juros (simples e composto), as duas formas de juros são importantes e vantajosas, dependendo de que lado você está do fiador ou devedor, no momento da contratação de um crédito. Para o fiador a forma de juros ideal, proporcionando maior quantidade de lucro: Juros composto oferecendo rentabilidade favorável, pois incide mês a mês de acordo com o somatório acumulando capital com o rendimento mensal, ou seja, juros sobre juros. A prática do Juros simples torna o valor dos rendimentos fixos, oferecendo vantagens ao devedor, que deverá pagar valores menores de juros com o decorrer do período.

ETAPA 1 (tempo para realização: 05 horas)

Aula-tema: Fundamentos da matemática financeira.

Esta atividade é importante para que você conheça os regimes de capitalização de juros: simples e composto, e as suas diferenças.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

Ler, no Livro-Texto da disciplina: GIMENES, Cristiano Marchi. Matemática financeira com HP12C e Excel: uma abordagem descomplicada. São Paulo: Pearson Education, 2008, os seguintes textos:

a) Capítulo dois – “Fundamentos da matemática financeira”.

b) Item 2.3 – “Noções de juros simples (lineares)”.

c) Item 2.4 – “Noções de juros compostos (exponenciais)”.

Passo 2 (Aluno)

Desenvolver o exercício a seguir, utilizando as fórmulas do regime de capitalização simples e composto, apresentadas na teoria do capítulo do livro indicado no Passo 1.

• Dados hipotéticos

Valor do capital $ 120.000,00

Prazo 18 meses

Taxa de juro 1,25% ao mês

Passo 3 (Aluno)

Destacar e justificar, com base na teoria assimilada no Passo 1, o porquê das diferenças entre os valores das parcelas de juros (J) e do valor futuro (F) encontrados nos dois regimes de capitalização.

ETAPA 2 – A Calculadora financeira HP12C. Noções básicas sobre o Excel. Valor Presente e Valor Futuro. Sequência de Pagamentos. Taxa a juros compostos.

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

Tomar como base os dados hipotéticos da Etapa 1, Passo 2, e calcular na planilha eletrônica Excel, utilizando as fórmulas financeiras, o valor de cada parcela de Juro (J) e o valor futuro (F), considerando apenas o regime de capitalização composto.

Passo 2 (Aluno)

Fazer simulações na planilha eletrônica Excel com os dados propostos a seguir. Depois, demonstrar e justificar o porquê da oscilação ocorrida no valor da parcela (J) e no valor futuro (F).

1ª simulação: Prazo = 36 meses (manter a mesma taxa de juro).

2ª simulação: Prazo = 48 meses (manter a mesma taxa de juro).

3ª simulação: Prazo = 12 meses (manter a mesma taxa de juro).

4ª simulação: Prazo = 06 meses (manter a mesma taxa de juro).

5ª simulação: Taxa de juro = 0,5% a.m. (utilizar os prazos acima indicados).

6ª simulação: Taxa de juro = 1,5% a.m. (utilizar os prazos acima indicados).

7ª simulação: Taxa de juro = 3,5% a.m. (utilizar os prazos acima indicados).

8ª simulação: Taxa de juro = 0,25% a.m. (utilizar os prazos acima indicados).

Passo 3 (Aluno)

Fazer um relatório demonstrando os valores de cada parcela de juro (J) e do valor futuro (F), e indicar, pelo seu entendimento, qual seria a melhor alternativa para a aquisição do financiamento. Entregá-lo para o professor da disciplina.

ETAPA 3 - Amortização de empréstimos. Equivalência de capitais a juros compostos.

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

Desenvolver em Excel uma planilha de amortização (evolução do financiamento), ainda utilizando os dados hipotéticos indicados na Etapa 1, Passo 2, de acordo com a teoria constante no Livro-Texto da disciplina, capítulo oito, “Amortização de empréstimos”, item 8.4 - Sistema de Amortização Constante (SAC). Para calcular o valor de cada parcela, utilizar a seguinte fórmula:

Fórmula SAC

Onde:

A = valor da parcela de amortização.

SD0 = valor do saldo devedor inicial (valor financiado).

n = número de períodos (prazo contratado em meses).

Passo 2 (Aluno)

Desenvolver em Excel uma planilha de amortização (evolução do financiamento), ainda utilizando os dados hipotéticos indicados na Etapa 1, Passo 2, de acordo com a teoria constante no Livro-Texto da disciplina, capítulo oito, “Amortização de empréstimos”, item 8.5 - Sistema de Amortização Crescente (SACRE). Para calcular o valor de cada parcela, utilizar a Fórmula SACRE

Desenvolver em Excel uma planilha de amortização (evolução do financiamento), ainda utilizando os dados hipotéticos indicados na Etapa 1, Passo 2, de acordo com a teoria constante no Livro-Texto da disciplina, capítulo oito, “Amortização de empréstimos”, item 8.6 - Sistema de Amortização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com