TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS de história

Seminário: ATPS de história. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Seminário  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

Atps de história

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA

ETAPA: 1

“SOMOS FEITOS DE TEMPO?”

Somos seres históricos,já que nossas ações e pensamentos mudam no tempo, a medida em que enfrentamos os problemas na sociedade,como também da experiência coletiva. Com a história da educação construímos interpretações sobre as maneiras pelas quais os povos transmitem sua cultura e cria as instituições escolares e as teorias que as orientam. Cada geração assimila a herança cultural dos antepassados e estabelece projetos de mudança. Ou seja, estamos inseridos no tempo, o presente não se esgota na ação que realiza, mas adquire sentido pelo passado e pelo futuro desejado. Pensar o passado, porém, não é um exercício muito vantajoso, o passado não está morto, porque nele se fundam as raízes do presente. Então devemos seguir conscientes na concepção de que vivemos no presente somos constituídos do passado para chegarmos a um bom futuro, sem os erros que já vivenciamos no passado.

Portanto, sim somos feitos de tempo, o tempo que nos constrói e o mesmo tempo que nos destrói, isso dentro da historia da educação tem o mesmo sentido observamos o nosso passado certamente não vamos cometer os mesmo erros e isso e uma construção em nosso saber como educadores e sobre tudo como seres humanos vivenciados pelo tempo que nos consiste ,

ETAPA: 1

A APRESENTAÇAO DA MEMÒRIA HISTÓRICA, A RECONSTRUÇAO DO PASSADO E O RELATO DOS ACONTECIMENTOS NÃO SÃO SEMPRE IDÊNTICO EM TODOS OS TEMPOS E EM TODOS OS LUGARES.

Há grandes diferenças nos períodos e na repercussão de fatos quando falamos nos relatos dos acontecimentos da preservação da memória, nem sempre um fato que aconteceu no século XVII vai repercutir no século XX, isso não ocorre quando absorvemos conhecimentos e não deixamos com que o mesmo problema vem a tona no período em que vivemos.

Sempre a divergências quando tratamos de assuntos que englobam vários lugares, e principalmente quando enfatizamos o mundo todo, uma coisa que para nos brasileiros é de suma importância talvez para os europeus não tenha o mínimo valor. Mas uma certeza temos, o passado tem a ensinar a todos do mundo presente, que por mais que, o que aconteceu lá nos tempos remotos não nos influencia hoje ,porem devamos ter a consciência de que somos frutos daquele momento que de alguma forma fomos atingidos .

Assim devemos todos seguir observando o passado, mas sem deixar de viver o presente, já de olho no futuro, pois o presente de hoje será o passado do amanha, e sempre sugar tudo de bom que o passado propôs a nos ensinar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com