TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ajuda na historia

Por:   •  27/10/2015  •  Resenha  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 4

1)O documento curricular que prescreve o que da nossa cultura, da nossa memória, da nossa história deve ser transmitido às novas gerações que frequentam as escolas bem como os conteúdos, as metodologias, avaliação é através do (os/as):

Alternativas:

a)Mochila Geográfica.

b)Ficha Catalográfica.

c)Cadastro Reservado.

d)Parâmetros Curriculares Nacionais.

2)Quando pensamos sobre a sala de aula como espaço de produção do conhecimento histórico escolar é necessário levar em consideração algumas questões curriculares, sendo que uma delas é atribuir ao ensino o sentido de iniciação à pesquisa, integrando ensino-pesquisa. Sobre ensino de história e pesquisa, analise as frases abaixo e assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)É importante lembrarmos que, é o objetivo, na educação básica, a construção do conhecimento histórico inédito, original, assim como ocorre na universidade.

b)Nas aulas de história é importante que o professor crie situações que possibilite ao aluno observar, pensar, questionar, criticar, enfim, problematizar a realidade.

c)O trabalho com a pesquisa em sala de aula possui vários aspectos positivos, tais como: possibilitar ao aluno a construção de seu próprio conhecimento, dando a este a oportunidade de comportar mais como um receptor passivo de conhecimentos prontos e acabados.

d)Trabalhar com projetos, deixa a sala de aula dispersa e não precisa seguir conteúdos, por isso recomendável.

3)É importante uma análise crítica sobre o currículo, pois nesse documento estão embutidos os conflitos políticos e visões ideológicas. Por isso, tal documento:

Alternativas:

a)Não tem nada a ver com a prática pedagógica do professor na escola.

b)É apenas um documento burocrático que não auxilia o professor em sua prática pedagógica.

c)Não é neutro e necessita de uma análise crítica para que identifique as ideologias, visões de homem, mundo e sociedade que está embutido nele.

d)Nunca chega a escola e nem existe a necessidade de conhecê-lo.

4)Deve-se optar por um currículo que leve em conta as experiências dos alunos, já que a aprendizagem significativa ocorre da passagem entre os "conhecimentos e as representações que os alunos já trazem e o novo conhecimento a ser apropriado" (SIMAN, 2004, p. 81).A partir do texto entendemos que, com exceção de uma alternativa:

Alternativas:

a)O professor precisa considerar os saberes das crianças que são adquiridos fora do ambiente escolar como ponto de partida para a inserção dos conteúdos curriculares.

b)O professor necessita trabalhar com os conhecimentos prévios dos alunos.

c)O professor deve considerar as ideias que as crianças trazem de casa.

d)O professor deve ter como ponto de partida o conhecimento científico, desprezando os conhecimentos espontâneos do aluno.

5)O currículo é entendido como as experiências organizadas pela escola que se desdobram em torno do conhecimento escolar. Estão inseridos nele "[...] tanto os planos com base nos quais a escola se organiza, como a materialização desses planos nas experiências e relações vividas por professores e alunos no processo de ensinar e aprender conhecimentos" (MOREIRA, 2001, p. 68).

Assinale a alternativa que é considerada como currículo trabalhado pelo professor de história durante o ano letivo nas escolas:

Alternativas:

a)Plano de Ensino (bimestral ou anual).

b)Ficha Catalográfica.

c)Diretrizes Tridimensionais.

d)Parâmetros Relatoriais.


1)Durante o processo de produção do conhecimento histórico escolar, o professor pode trabalhar com os relatos indígenas para compreender a sua cultura e organização social. Porém, as narrativas, não podem ser tomadas como verdades absolutas, mas como visões, interpretações da experiência individual e coletiva. Essas fontes são conhecidas como:

Alternativas:

a)Matrimoniais.

b)Orais.

c)Gestacionais.

d)Demissionais.

2)Como uma das linguagens passíveis de utilização pelo professor no ensino de história, no processo de produção do conhecimento histórico, pode ser a música, principalmente para inserir ou discutir alguns:

Alternativas:

a)Sujeito estático.

b)Patrimônio unidimensional.

c)Conceitos históricos.

d)Objetos tangíveis.

3)A criança chega à escola com idéias prévias e com experiências diversas adquiridas em diferentes fontes de informação, por esse motivo é fundamental:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (34.1 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com