TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aldeia

Artigo: Aldeia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/2/2015  •  Artigo  •  217 Palavras (1 Páginas)  •  138 Visualizações

Aldeia (vem da língua árabe ad-Dai'hâ), é toda a povoação, normalmente rural, com poucos habitantes, isto é, um aglomerado populacional de categoria inferior à vila, podendo dispor de autonomia administrativa e de economia de subsistência (não exporta o excedente da economia, consumindo tudo), sendo geralmente satélite de uma vila, onde a população geralmente costuma trabalhar na sua economia.

Outra teoria é que deriva do grego aldaineim (Bluteau). Nas Leges Barbarorum, no Édito de Rotari, referem-se os aldios (aldi) ou aldeãos assim como aldias ou aldianas, que eram uma espécie de semi-servos restituídos quase à total liberdade e as suas habitações eram chamadas de aldearias.

No Brasil, porém, o termo "aldeia" no popular, é mais aplicado a povoações indígenas. E "vila" algumas vezes é o nome que se dá a um povoado pequeno que na verdade é uma aldeia, pois ainda sem algum poder político ou algum poder em sua economia, o que define na forma da ciência política a Vila. Em algumas aldeias ditas "vilas", não existe uma tradição ou folclore local ainda, o que prova na forma da cultura não serem ainda "vilas".

Na terra dos carijós, cada casa foi chamada de aldeia, «trinta e cinco casas são trinta e cinco aldeas»,1 e era esta a designação de casa, ou palhoça, que em 1500 foi levada para o Brasil.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com