TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alimentação Dos Inuíts

Trabalho Escolar: Alimentação Dos Inuíts. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2013  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 2

Alimentação

Os inuíts do Alasca do Norte possuíam uma alimentação nutricionalmente adequada. Apesar da inexistência de vegetais na região, grande parte da alimentação nativa consistia de focas, morsas, caribus e peixes.

Sua alimentação era rica em proteínas e gorduras, porém muito pobre em carboidratos. Porém quando preparada da maneira tradicional, era capaz de suprir todos os nutrientes essenciais. Da carne obtinham proteínas e uma quantidade adequada de vitaminas K e do complexo B, os óleos de peixe e de mamíferos marinhos forneciam as vitaminas A e D, quanto a vitamina C por muito tempo pensou- se que a alimentação inuít fosse deficiente dessa vitamina,porém surpreendentemente, não foram observados quaisquer sintomas de tal deficiência.

Tradicionalmente, a alimentação deles era rica em fósforo e pobre em cálcio. A alta ingestão de fósforo levava os inuíts a ter problemas como : Reabsorção óssea e homeostase do cálcio. Já a alta ingestão de proteínas e a mínima ingestão de carboidratos( cerca de 2%) acarretava sérios problemas para a homeostase de glicose.

Acreditava-se que o elevado teor de gordura da alimentação inuít estava associado a gorduras corporais altamente saturadas. Contudo, os animais nativos contribuíam para uma alimentação rica em gorduras polissaturadas. O bem- estar que essa alimentação nativa proporciona é muito bem ilustrado no estado de saúde dos inuít.

Nos últimos vinte anos, ocorreram mudanças bruscas na alimentação inuít, hoje ela assemelha-se mais à alimentação dos países industrializados do ocidente do que à tradicional alimentação. Uma maior quantidade de calorias é agora obtida por meio de carboidratos , mais da metade das gorduras utilizadas são: gorduras hidrogenadas e margarinas. A vitamina C está mais escassa do que antes em virtudes de mudanças na culinária.

Problemas gerados pela nova alimentação:

Anemia

Obesidade, principalmente em mulheres.

Hipercolesterolemia

Doenças periodontais e cáries dentárias

Por outro lado, essa nova alimentação talvez tenha contribuído para a rápida tendência de crescimento .

Essas mudanças nos hábitos alimentares não foram fisiologicamente fáceis devido a uma alta incidência de deficiências à lactase e sacarose. Eles apresentam uma capacidade limitada para digestão da lactose.

A sacarose, é um problema que acontece especialmente em crianças por serem aficionadas em doces.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com