TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ana Néri Precursora Da Enfermagem Moderna

Monografias: Ana Néri Precursora Da Enfermagem Moderna. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  2.932 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo Bibliográfico: Ana Néri.

A primeira escola oficial de enfermagem de alto padrão no Brasil recebeu o nome de "Ana Néri", em homenagem à primeira enfermeira brasileira, que serviu como voluntária na guerra do Paraguai. Ana Justina Ferreira Néri nasceu na vila de Cachoeira de Paraguaçu-BA, em 13 de Dezembro de 1814.

Viúva do capitão-de-fragata Isidoro Antônio Néri, viu dois de seus filhos e seu irmão, serem convocados para a Guerra do Paraguai.

Ana Néri escreveu então ao presidente da província da Bahia uma carta em que oferecia seus serviços como enfermeira enquanto durasse o conflito.

Partiu da Bahia, de onde nunca saíra, em 1865, para auxiliar o corpo de saúde do Exército, que era pequeno e contava com pouco material. Começou seu trabalho no hospital de Corrientes e durante toda a campanha, prestou serviços ininterruptos nos hospitais militares de Salto, Corrientes, Humaitá e Assunção.

Mulher de posses, com seus recursos ela montou, na própria casa onde morava, uma enfermaria limpa e modelar. Ali trabalhou abnegadamente, até o fim da guerra, na qual perdeu um filho e um sobrinho, que se alistara como voluntário da pátria.

De volta ao Brasil, em 1870, Ana Néri recebeu várias homenagens: foi condecorada com as medalhas de prata humanitária e da campanha e recebeu do imperador uma pensão vitalícia, com a qual educou quatro órfãos que recolhera no Paraguai. Seu retrato de corpo inteiro, obra de Vítor Meireles, figura em lugar de honra no paço municipal de Salvador. Ana Néri morreu no Rio de Janeiro-RJ, no dia 20 de Maio de 1880.

Em 1938, Getúlio Vargas, assinou um decreto que instituía o "Dia do Enfermeiro", a ser celebrado a 12 de maio, devendo nesta data serem prestadas homenagens especiais à memória de Anna Nery, em todos os hospitais e escolas de enfermagem do País. Em 2009, por intermédio da Lei n.º 12.105, de 2 de dezembro de 2009, Anna Justina Ferreira Nery entrou para o livro dos Heróis da Pátria e ganhou um selo por sua coragem.

Referencias Bibliográficas:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ana_Neri

http://www.nossosaopaulo.com.br/Reg_SP/Barra_Escolha/B_AnaNery.htm

ww.bahiana.edu.br/herois/heroi.aspx?id=Mg==

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com