TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antigo Regime e Revolução Francesa

Por:   •  14/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  829 Visualizações

Página 1 de 5

O fim do Antigo Regime e a Revolução Francesa

  • Antigo Regime:
    1. Pois este regime ocorreu no passado, no final do período medieval, quando começaram a se formar Estados Nacionais. Outro motivo é que, depois deste “Antigo” regime foram criados novos regimes e este passou a ser velho.

    2. A partir do século XVII, algumas modificações começaram a acontecer e fragmentaram o Antigo Regime. Foi o pensamento iluminista que serviu de base para o questionamento do sistema, propagando novos ideais na população. Emergia também o pensamento liberal que pregava mudanças na forma de economia.

    3. O Antigo Regime, economicamente, baseava-se na propriedade de terra, de onde vinha a produção francesa. Os camponeses eram os trabalhadores explorados para sustentar a nobreza. Capitalismo comercial.

    4. O Antigo Regime era um regime monárquico, com divisão em estados na sociedade. Atualmente, a maioria dos países é a favor da democracia onde somos todos tratados igualmente e com liberdade de expressão, de opinião, etc.
  • Revolução Francesa
    1.1. O rei Luís XVI propôs uma grande reforma tributária, que previa o pagamento de impostos por parte da nobreza e da igreja católica. Para discutir a proposta, o rei convocou uma assembleia de nobres e do alto clero, conhecida como Assembleia dos Notáveis. Nenhum dos grupos estavam dispostos a perder nenhum privilégio.

    1.2. Os girondinos: defendiam posições moderadas e representavam os interesses da alta burguesia, defendiam o Antigo Regime. Os jacobinos: apoiavam mudanças radicais.

    1.3.
    A revolução foi marcada pelo forte apoio popular e o constante uso da guilhotina, na qual foram sentenciados além de muitos traidores da revolução, o rei Luís XVI e a rainha Maria Antonieta. Perderam a legitimidade basicamente, pelo fato da monarquia viver em um extremo luxo enquanto o povo morria de fome.

    1.4. Danton propôs o abrandamento do Terror. Robespierre dizia que sua moderação era prejudicial à revolução. Acusou-o de corrupção e levou-o à guilhotina. Foi conflitos como esse que acabou destruindo os Jacobinos.

    1.5. Os sans-cullotes eram populares conhecidos por esse nome por usarem calças largas de tecidos grosseiros que costumavam vestir, em comparação com o cullote, calção elegante, justo até os joelhos, comum à nobreza. Os sans-cullotes já tinham deflagrado, porém, sua própria revolução no campo e nas cidades. Os camponeses exigiam a propriedade plena da terra que cultivavam e a abolição das taxas feudais que ainda perduravam no reino. Nas cidades, artesões, comerciantes, desempregados exigiam melhores condições de vida e participação política.

    1.6.  Trata-se do projeto político dos jacobinos, que dominou a segunda fase da Revolução Francesa
    . Eles eram pequeno-burgueses, sendo, em geral, pobres, de origem rural e de pouco estudo. Eles pregavam, por exemplo, o assassinato de todos os nobres.

    1.7.
     Foi o general influente no exercito que a alta burguesia (girondinos) adotou para como medida para organizar e crescer a França da época (controlar o caos e garantir o progresso), se tornou um imperador ( golpe 18 Brumário) de grandes conquistas territoriais mas poucas sociais causando instabilidade interna por conta do pessimismo e revolta da população por não cumprir as promessas de grandes mudanças que havia feito. Napoleão em media conquistou dois milhões de km em terras, com os territórios da Áustria, Suíça, Holanda e Itália, seu único pecado foi a gula, quando tentou atacar a Rússia sendo derrotado pelo extremo frio.

    1.8.
     A campanha contra a Rússia foi desastrosa. Em setembro de 1812, Napoleão venceu os russos na Batalha de Borodino, mas não levou a "vitória": A falta de suprimentos, agravada pelo intenso frio do inverno russo, arrasou o exército francês. Em dezembro, sob uma temperatura de quase 40 graus negativos, o exército napoleônico bateu em retirada, com pouco mais de 100 mil homens, dos mais de 600 mil que começaram a campanha.

    1.9.
     Impedir levantes populares e restabelecer a monarquia absolutista.

    1.10.
    É considerada uma revolução burguesa pelo fato de atender ao desejo da burguesia de um Estado constituído de uma maneira diferente permitindo mais liberdade social e ascensão econômica da burguesia.

    2.
    Elas foram essenciais durante as rebeliões e se destacaram na tomada do palácio de Versalhes, onde as peixeiras ( mulheres fortes e robustas que vendiam peixes nos mercados), entraram nos dormitórios reais afim de matar Maria Antonieta que se refugiou no quarto de Luiz XVI. Essas mulheres eram quem organizavam as multidões nas grandes rebeliões e se destacavam com sua fúria por sangue.
    Em um momento de ascensão as mulheres comandaram uma passeata que acabou levando o rei a abandonar o seu castelo em Versalhes (Paris), toda essa luta não foi suficiente, é claro que fortaleceu as mulheres naquele momento, mas logo após as coisas se acalmarem tudo voltou ao normal, os homens tomaram o poder novamente e após algum tempo no século XIX é que movimento de mulheres começa efetivamente a ganhar espaço no cenário social mundial, tanto na frança como em toda a Europa.

    3. A guilhotina foi utilizada para acabar com o sofrimento dos condenados à morte. O aparelho consistia num grande suporte no qual ficava uma lâmina suspensa por uma corda, quando a corda era cortada caía sobre o pescoço da vítima. Em minha opinião, a guilhotina serviu tanto para democratizar a pena de morte quando para acabar com os privilégios do Antigo Regime. Anteriormente, no Antigo Regime nobres, reis, bispos nunca seriam mortos dessa maneira, e a guilhotina foi usada não só com os plebeus, mas com todos.

    4. A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, foi aprovado em 26 de agosto de 1789, reconhecendo o direito de todos à liberdade, à propriedade, à igualdade jurídica e a resistir a qualquer forma de tirania ou opressão.

    5.
     
    [pic 1]Em 1799, um golpe de Estado derrubou o governo monárquico francês, instaurando a primeira revolução burguesa da história: a Revolução Francesa. Napoleão Bonaparte, líder da Revolução, governou a França em três períodos. O primeiro foi caracterizado como o governo do consulado, em que o poder foi centralizado e controlado por militares. Durante esse período, a alta burguesia consolidou seu poder na França. Essa época também foi marcada por uma severa censura à imprensa e ações de violência contra opositores.
    No segundo momento, Napoleão realizou um plebiscito para saber qual forma de governo os franceses preferiam. Quase sessenta por cento dos eleitores escolheram a volta da monarquia, e Napoleão como representante. O regime Imperial foi instalado. Tendo Napoleão como imperador, teve início uma expansão territorial, promovida pelo exército francês que foi fortalecido, tornando-se um dos mais poderosos do mundo.


Antigo Regime
e
Revolução Francesa



CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
NOME: PAULA MONIK ARAUJO SOARES    Nº: 25
TURMA: QUI2
PROFESSOR: LEANDRO BRAGA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (149.2 Kb)   docx (32.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com