TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Em quais estamentos se dividia a sociedade do Antigo Regime? Quais eram os principais direitos de cada estamento?

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  4.835 Visualizações

Página 1 de 4

1- Em quais estamentos se dividia a sociedade do Antigo Regime? Quais eram os principais direitos de cada estamento?

R: A sociedade francesa do século XVIII dividia-se em três estamentos, ordens ou estados típicos do Antigo Regime: Clero ou Primeiro Estado, Nobreza ou Segundo Estado e Terceiro Estado composto pela maioria da população: camponeses, artesãos, comerciantes, trabalhadores assalariados (povo). O terceiro Estado era desprovido de privilégios e não tinha poder de decisão na vida pública. Cada estamento era regido por leis próprias (privilégios). O Primeiro e Segundo Estados não pagavam impostos. O Rei era absoluto, ou seja, detinha um poder supremo independente e situava-se no topo da hierarquia dos Estados. O Rei fora antes de tudo o obreiro da unidade nacional através do seu poder independente das Ordens, significando que era ele quem tinha a última palavra sobre a justiça, a economia, a diplomacia, a paz e a guerra, e quem se lhe opusesse teria como destino a prisão da Bastilha.

2- Escreva o que você compreende por súdito e por cidadão. A gora, procure explicar por que a passagem do súdito ao cidadão implicava romper com a estrutura estamental do Antigo Regime.

R: a diferença é q o súdito obedece a determinação do "UM". Quando o súdito pergunta: Por que isto tem que ser assim? A resposta é: Porque o monarca assim o deseja. Mas se o cidadão fizer a mesma pergunta a resposta será: Porque a lei assim o determina. E o que é a lei senão o fruto dos sucessivos confrontos entre opiniões divergentes ou enunciados distintos?

A boa lei nasce do processo de participação ampla e não de imposição. Sua legitimidade é então incontestável, embora o processo de sua elaboração seja mais árduo e moroso.

Na democracia moderna, com o aparecimento do Estado, a forma de participação perdeu seu sentido originário. Hoje as estruturas administrativas são ou pelo menos deveriam ser as representantes da vontade da maioria e substitui-se então a participação direta do cidadão por uma participação representativa do desejo público.

3- Descreva o motivo que levou a dinastia dos tuart a entrar em choque com o Parlamento no século XVII.

4- Leia um trecho adaptado da Declaração de direitos, de 1689:

ART.1º O pretenso poder de suspender as leis pela autoridade real,sem consentimento do parlamento,é ilegal.

ART.4º O direito de cobrar impostos para uso da Coroa,sem autorização do parlamento,é ilegal.

ART.5º È direito dos súditos apresentar pedidos judiciais (petições)ao rei.

ART.5º As eleições dos deputados ao Parlamento serão livres.

ART.9° A liberdade de expressão nos debates parlamentares não será questionada em nenhuma outra Corte a não ser no próprio Parlamento.

ART.12°__para corrigir,fortalecer e preservar as leis é necessário que o parlamento se reúna com freqüência.

A) O texto apresenta limitações ao poder do rei? Justifique com Exemplos.

R: Limitam poderes do rei : art 1º e 4º - o rei não poderia tomar decisões sem autorização do Parlamento. Nos mesmos artigos, o Parlamento toma p/ si o direito de decisão. Ou seja, o rei fica nas mãos dos parlamentares, também os art. 9º e XII denotam a independência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com