TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Do Filme Joana D'Arc

Dissertações: Análise Do Filme Joana D'Arc. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  4.970 Visualizações

Página 1 de 4

Título: The Messenger: The Story of Joan of Arc ( Joana D'Arc)

Direção: Luc Besson

Local e ano de produção: França 1999

Duração: 155min

Elenco: Milla Jovovich, John Malkovich, Faye Dunaway, Dustin Hoffman

O filme retrata a Idade Média (Era Medieval) ocorrida na Europa entre os séculos V e XV, mostrando a Guerra dos 100 anos (1337-1453), vista principalmente através da perspectiva francesa, já que os ingleses somente ganham maior destaque em diálogos no final do filme, quando ocorre o julgamento de Joana D'Arc que culmina com sua morte. Os grupos sociais envolvidos são a nobreza e os soldados(franseses e ingleses), e considerando a origem de Joana ela representaria os camponeses.

O tema do filme é a representação de Joana D'Arc como heroína francesa, que liderou um pequeno exército francês, levando-os a vitória e com isso elevando o nacionalismo da população, dessa forma contribuindo anos mais tarde com a formação do estado moderno francês.

Sinopse: Joana D'Arc nasceu no ano de 1412, em Domrémy, França. Na infância já mostrava forte ligação com os preceitos religiosos, sendo frequente a confissões na igreja. Eram tempos difíceis, já que a França guerreava com a Inglaterra desde de 1337 no que ficou conhecido como Guerra dos 100 anos. O Tratado de Troys assinado em 1420 por Henrique V e Carlos VI, declarava que após a morte do seu rei a França passaria para as mãos dos ingleses. Com a morte dos dois reis, o rei passa a ser Henrique VI que tem poucos meses de idade, e nesse momento passa a ter dois territórios para governar (França e Inglaterra), isso não agradava Carlos, o delfim da França. Por esse motivo os ingleses invadem a França, ocupando Compiègne, Reims e Paris, tendo como único impedimento para uma invasão maior o rio Loire. Carlos decide fugir para Chinon com a intenção de ir para Reims, onde os soberanos franceses eram coroados, mas isso no momento era impossível já que a cidade estava invadida pelos ingleses. Nesse momento surge Joana, intitulada a "Donzela de Lorraine" e se dizia enviada para a missão divina de libertar a França dos ingleses. Carlos o delfim, decide lhe dar um exército, e com isso Joana juntamente com o exército obtém a vitória, recuperando Reims. O delfim é coroado como Carlos VII. Enquanto para o novo rei tudo era felicidade, para Joana os problemas tinham apenas começado, pois foi aprisionada pelos ingleses e abandonada pelos franceses a quem tanto ajudou, tendo com isso um final trágico na fogueira por ser acusada de bruxaria.

Aspectos históricos relevantes: A grande influência do catolicismo na vida da população, principalmente dos camponeses que possuíam um baixo nível de instrução, sendo com isso facilmente manipulados pela realeza e o clero. A presença ativa da inquisição, em julgamentos como acusações de bruxaria entre outras.

Relação do filme com outras leituras feitas recentemente, bibliográfica, literária e outros: No momento em que se passou a idealizar o estado na França, havia a muito um culto ao rei, que já tinha conseguido firmar sua soberania sobre seus súditos. A ideia era que a França era uma terra Santa, pois o próprio rei teria sido urgido com óleos vindos dos céus. O território francês era onde poderia existiria piedade,justiça e saber. Já que protegê-lo era considerado servir a Deus. A Guerra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com