TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Filme Papisa Joana

Trabalho Universitário: Resenha Do Filme Papisa Joana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  3.014 Visualizações

Página 1 de 3

Papisa Joana é um filme baseado no livro A Papisa Joana (Donna Woolfolk Cross), dirigido por Sönke Wortmann (2009) com duração de 2h20minutos, com atores como Johanna Wokalek, David Wenham, John Goodman, Iain Glen, Anatole Taubman, Nicholas Woodeson, Suzanne Bertish, Jördis Triebel.

O filme retrata a uma lenda que teria existido uma mulher que se tornou papa e que foi a única garota a se formar na escola religiosa Catedral de Dorstadt. O filme se passa na idade média por volta de 800 d.c, o mundo vivia uma visão completamente machista e a religião influenciava muito em tudo na vida das pessoas sendo o clero superior até mesmo a nobreza. Diferente dos atuais regras da igreja católica os sacerdotes daquela época podiam se relacionar com mulheres casar-se e ter filhos, com a visão machista da época a educação era muito diferente entre garotos e garotas, sendo a alfabetização um direito e privilégio apenas para garotos sendo sempre motivados a estudar em escolas religiosas, enquanto garotas eram proibidas de aprender a leitura e a escrita, sendo considerado um pecado mortal para aquelas que desobedeciam a essa regra, era ensinado a garotas apenas o trabalho domestico.

O filme descreve a vida de Johanna von Ingelheim, uma mulher muito inteligente que contra as regras da igreja e conseguiu estudar em uma escola religiosa, pois sempre demonstrou sua inteligência defendendo muito bem seus argumentos, embora tivera sido aceita na escola ela percebeu que nunca seria aceita como mulher, prova disso foi o seu casamento forçado que não se concretizou graças a um ataque dos Vikings que mataram todos que estavam na igreja onde a cerimonia estava acontecendo inclusive o seu irmão, ela encarou o fato de ter sobrevivido como um sinal de Deus, percebendo que não conseguiria ir muito longe como mulher ela decidiu ter uma vida secreta como homem para poder continuar estudando e adquirindo novos conhecimentos, assumindo a identidade de seu irmão mais jovem, para seguir seu sonho de ajudar as pessoas em nome Deus. Sempre que algo acontecia ela encarava como um sinal de Deus, no meio da trama ela encontra um grande amor Gerold, que da forças a ela para continuar .

Lilian Aguiar graduada em História e colaboradora do site Brasil escola, relata um pouco sobre a educação na idade Média ou idade das trevas, onde a educação era de total responsabilidade da igreja. Os professores eram clérigos e lecionavam matérias como gramática, retórica, lógica, aritmética, geografia, astronomia e música. Assim como visto no filme a igreja dominava não só a educação, mas também a população.

O filme mostra de maneira muito coerente como era a realidade da idade média onde os homens eram considerados ferramentas de Deus e as mulheres simplesmente suas “ escravas”, a igreja era maior poder da sociedade tudo era decido por ela, o filme retrata muito bem a questão da educação que era oferecida apenas aos garotos, e mostra que muitas mulheres acreditavam que isso era o certo baseando se na fé, foi uma obra maravilhosa que prende a atenção do começo ao fim um filme muito bom.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com