TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps História Da Educação

Casos: Atps História Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  4.284 Palavras (18 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 18

A IDENTIDADE DO EDUCADOR - GESTOR DA ESCOLA BÁSICA

ROTEIRO DE ESTUDO 1

Conceitos de aprendizagem na perspectiva educacional

Atividade 1

A) O poema fala sobre, um amor que se acabou.

B) Ele esta endereçado, a um individuo ao qual o escritor do poema era apaixonado.

C) Que não ama mais, que o amor se acabou.

D) Sim

Consegui obter outra mensagem do poema, a mensagem é ao contrario agora ele fala que ama, e não esta se despedindo mas sim se declarando!

Os indivíduos em seus processos criativos e de aprendizado dependem de grande motivação intríseca, assim como de interação com os outros da combinação de múltiplas perspectivas e experiências.

Primeiramente é aceitar que pessoas pensam de maneiras diferentes, e não encarar isso de maneira negativa, mas sim positiva porque abre uma margem para usar estes modelos em favor da equipe e resolução de problemas. Um gestor pode trabalhar modelos mentais diferentes em um problema e chegar a uma solução mais rapidamente e com uma qualidade superior.

Entende-se que um ambiente constituído por profissionais de diferentes formações, com diferentes histórias de vida,tem maior chance de fazer uma leitura de mundo muito mais abrangente,visualizar‚ângulos não percebidos por muitos, apresentar idéias originais e usar referencias pouco comuns. A empresa formada por diferentes públicos internos tem um repertório rico de comportamento e conhecimento para atender a diferentes públicos externos.

Ademais, È a diversidade que estimula a criatividade.

A busca do trabalho conjunto exige, do gerente, habilidades que em outros tempos não eram imaginadas e que agora são consideradas essenciais: o controle emocional,a empatia,a sociabilidade,o saber ouvir,dar e receber feedback, etc.É nas equipes de alto desempenho que os indivíduos apresentam-se profundamente comprometidos com um propósito comum, procuram alcançar de modo responsável as metas estabelecidas e tem uma crença na capacidade do grupo que lhes permite superar conflitos e alcançar

os melhores resultados.E para que este processo seja continuamente renovado

È necessário que o gerente mantenha permanente apoio às equipes, aconselhando, orientando e treinando.

Trabalhar modelos mentais é uma oportunidade dentro de projetos para ganhar produtividade, qualidade, engajamento e satisfação, mas se não for bem aplicada pode gerar exatamente o oposto.

È preciso sermos capazes de criar um ambiente empresarial que incentive os nossos colaboradores, a buscar seus objetivos, sem medo deerrar. Enfim, aprender a aproximar a realidade da visão pessoal.

Atividade 2

Como planejamento iremos abordar a disciplina, modelos mentais, que são imagens do mundo que construímos a partir das nossas vivências e por meio dos quais nos orientamos. O objetivo desta disciplina é rever nossos modelos mentais para ajustá-los à realidade.

Contudo de acordo com a história da mosca, montamos a seguinte dinâmica para interagir a equipe mostrando que devemos sempre estar de cabeça aberta a novas descobertas e novas opiniões, pois precisamos de todos para o equilíbrio da entidade.

Dinâmica de grupo de sensibilização para integração e trabalho em equipe

Material necessário: rolo de barbante e balões coloridos.

Para iniciar a atividade, irei atuar como facilitador desta dinâmica, orientando a todos para ficarem de pé, dispostos em uma roda, enquanto distribuo um balão vazio para cada um.

Guardo um balão no meu bolso – ele será utilizado no decorrer da dinâmica. Para diferenciá-lo dos demais, farei previamente, uma marca escrita no mesmo com a palavra “equilíbrio”.

Ao iniciar esta dinâmica, irei comentar sobre como certos comportamentos negativos (impaciência, desconfiança, egoísmo, etc) impedem que uma equipe desenvolva todo o seu potencial como uma “rede integrada”, que deve buscar um objetivo comum, um equilíbrio de todos os interesses individuais.

A seguir, orientarei aos participantes que encham seus balões, ao mesmo tempo que pensam que estão colocando dentro deles, ao soprarem, estes e outros comportamentos negativos. Os balões devem ser, após fechados, colocados no centro da roda, no chão.

Entregarei o rolo de barbante para qualquer um dos participantes, orientando que, ao recebê-lo, quem recebe deve jogá-lo para outro colega, explicando o porquê da sua escolha.

Ao jogar o rolo para outra pessoa, a primeira (que recebeu o barbante das suas mãos) deve segurar a ponta solta do rolo. A segunda pessoa que recebe o rolo deve segurar uma parte do barbante (de modo que fique esticado entre a 1ª e a 2ª pessoa) e jogar o rolo para outro colega da roda.

Esse passo será repetido até que todos os componentes da roda tenham sua parte do barbante. Assim então estará formada, uma grande teia.

O último integrante deverá jogar o rolo para o primeiro membro que recebeu, “fechando a rede”.

Com a “rede fechada”, irei comentar a moral da dinâmica:

“Cada indivíduo dessa roda é uma parte que forma um todo. Podemos comparar essas partes com os funcionários ou departamentos da nossa empresa. É importante perceber que essas partes estão interligadas, se comunicam, se interagem e dependem umas das outras para que o todo viva e funcione adequadamente. Essa é a essência de trabalhar em uma equipe. Quando atingimos esta condição, atingimos o equilíbrio. E podemos conquistar qualquer objetivo. Esta rede irá sustentar qualquer objetivo nosso, bem acima de qualquer comportamento ou sentimento negativo.”

Enquanto comento estas palavras, encho o balãoque estava guardado e coloco-o no centro da “teia”.

E continuo o meu discurso, dizendo: “Esse balão, que está sendo sustentado pela nossa rede, representa o equilíbrio ideal resultante da interação de cada parte. Observem que para que o balão esteja perfeitamente equilibrado é importante que todas as partes colaborem entre si. Assim é tudo o que há ao nosso redor; tudo integra uma rede maior e igualmente é formado de “redes menores”. Nosso departamento, nossa empresa, nossa comunidade onde vivemos. Por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com