TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps História Da Educação

Seminário: Atps História Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Seminário  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

“Somos Feitos de Tempo?”

“A preservação da memória histórica, a reconstituição do passado e o relato dos acontecimentos não são sempre idênticos em todos os tempos e em todos os lugares.”

Nossas ações e pensamentos são mutáveis para que possamos enfrentar todas as situações e problemas, tanto na vida pessoal quanto na vida em comunidade. Dessa forma, produzimos nossa cultura e história. Como seres históricos, nos cabe também, a preservação da memória histórica que foi produzida e vivida por nossos antepassados e que através da compreensão destes fatos ocorridos, passamos a valorizar nossas raízes e entendemos todas as transformações ocorridas na sociedade em que vivemos. Devido ao avanço da modernidade capitalista e a hierarquização dos saberes, continua a história como uma ciência que estuda a memória.

O conceito de história como disciplina deixa de ser vinculada à arte e à filosofia, no século XIV, adquirindo conotações científicas.

Cabe a nós educadores em conjunto com as instituições escolares fazer com que a cultura seja mantida e é necessário para que isso ocorra que o educador seja consciente de seu papel crítico e também capaz de saber qual a sua função perante o grupo sob sua orientação.

O aluno hoje é visto como um indivíduo atuante, crítico e reflexivo em sala de aula. Para que exista desenvolvimento a opinião crítica e o pensar são fundamentais para o homem. O crescimento profissional e intelectual só poderá ser viável através da valorização da educação.

A origem da Educação escolar no Brasil – a ação dos jesuítas como parte do movimento da contrarreforma católica

O processo de reformas religiosas teve início no século XVI. Podemos destacar como causas dessas reformas: abusos cometidos pela Igreja Católica e uma mudança na visão de mundo, fruto do pensamento renascentista (fazia oposição aos preceitos da Igreja).

No Brasil segundo a historiografia tradicional, foram os jesuítas que em grande número e atuação obtiveram o resultado mais significativo porque se empenharam na atividade pedagógica, que para eles era primordial.

Em 1549 chegou ao Brasil o primeiro governador geral Tomé de Souza, junto vieram diversos jesuítas encabeçados por Manoel da Nobrega.Nesse período de 210 anos os jesuítas promoveram à catequese dos índios, a educação dos filhos dos colonos, a formação de novos sacerdotes, além do controle da fé e da moral dos habitantes da nova terra. Era muito difícil instalar um sistema de educação em terra estranha e de povo tribal.

As novas diretrizes tomadas no Concílio de Trento (1545 – 1563) reafirmaram a supremacia papal e os princípios da fé, além de estimular a criação de seminários para formar padres. Portanto, no Concílio de Trento os principais líderes da Igreja Católica se reuniram para deter o avanço dos protestantes, com o objetivo de estabelecer medidas a serem tomadas para recuperar o poder perdido, com essa reação a Igreja Católica incentivou a criação de ordens religiosas, como Companhia de Jesus, fundada por Inácio de Loyola em 1534. Foi fundado o colégio São Vicente em 1554. Após ensinar a ler e escrever nos colégios, os jesuítas ministraram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com