TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Augusto Conte

Dissertações: Augusto Conte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 3

Nascido em 19/01/1798 / Falecido em 05/07/1857 aos 59 anos

●Criador do Positivismo, corrente filosófica que surgiu na França no começo do século XIX

●O positivismo defende a idéia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro.

●Suas relações com a família foram sempre tempestuosas e contêm elementos explicativos do desenvolvimento de sua vida e talvez até mesmo de certas orientações dadas às suas obras, sobretudo em seus últimos anos.

●Com a idade de dezesseis anos, em 1814, Comte ingressou na Escola Poli técnica de Paris, fato que teria significativa influência na orientação posterior de seu pensamento.

●Embora permanecesse por apenas dois anos nessa escola, Comte ali recebeu a influência do trabalho intelectual de vários cientistas.

●Um ano depois de sair da Escola Poli técnica, em 1817, Comte tornou-se secretário de Saint-Simon (1760 - 1825), do qual receberia profunda influência.

●Terminou, contudo, de maneira tempestuosa, como acontecia

como quase todas as relações pessoais de Comte. Ele e SaintSimon eram de temperamentos muito diversos para que pudessem trabalhar juntos durante muito tempo.

●Em 1824, Comte casou-se com Caroline Massin e, não tendo mais os proventos de secretário de Saint-Simon, passou a ganhar a vida dando aulas particulares de matemática.

●Dois anos depois, exatamente no dia 2 de abril de 1826, iniciou em sua própria casa um curso, do qual resultou uma de suas principais obras, o Curso de Filosofia Positiva, em seis volumes, publicados a partir de 1830.

●O curso, no entanto, foi interrompido logo na terceira aula, devido à crise mental sofrida por Comte, à qual se seguiu com profunda depressão melancólica.

●Depois disso, Comte tornou-se repetidor de análise matemática e de mecânica, não tendo conseguido elevar-se a funções superiores, apesar de várias tentativas em concursos para obtenção de cátedra. Em 1838, as relações com a esposa pioraram sensivelmente até a completa separação em 1842.

●Dois anos após separar-se de Caroline, Comte publicou o Discurso sobre o Espírito Positivo, ao mesmo tempo em que perdeu o posto de examinador de admissão na Escola Politécnica.

●A exclusão definitiva da Escola Politécnica resultou sobretudo das críticas aos matemáticos, feitas no prefácio do último volume do Curso de Filosofia Positiva, editado em 1842. Atacar os especialistas em matemática, Comte afirmava ter chegado o tempo de os biólogos e sociólogos ocuparem o primeiro posto no

mundo intelectual.

●A perda do meio de sobrevivência fez com que Comte passasse a ser sustentado por amigos e admiradores.

●Em 1844, Comte conheceu a mulher que iria transformar sua vida e dar nova orientação ao seu pensamento. Chamava se Clotilde de Vaux e era esposa de um homem que se encontrava preso por crime infamante. ●A afeição tornou-se ainda mais profunda com a morte de Clotilde, um ano depois. Comte transformou-a então no gênio inspirador de uma nova religião, cujas idéias se encontram numa extensa obra em quatro volumes, publicados entre 1851 e 1854: Política

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com