TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aulas De Desenvolvimento Economico

Dissertações: Aulas De Desenvolvimento Economico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 2

A fisiologia (do grego physis = natureza, função ou funcionamento; e logos = palavra ou estudo) é o ramo da biologia que estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas nos seres vivos. De uma forma mais sintética, a fisiologia estuda o funcionamento do organismo.1 É dividida classicamente em fisiologia vegetal e fisiologia animal.

O campo de estudos da fisiologia animal estende os métodos e ferramentas de estudo da fisiologia humana para espécies não-humanas. Também a fisiologia vegetal emprega técnicas de ambos os campos citados anteriormente. Seu escopo e temas são tão diversos quanto a diversidade da vida que existe no planeta. Por isso, pesquisas em fisiologia animal tendem a concentrar-se no entendimento de como as funções fisiológicas mudaram ao longo da história evolutiva dos animais.

Outros campos de estudo importantes fazem fronteira com a fisiologia e, historicamente, não estavam dissociados, incluindo a bioquímica, biofísica, biologia molecular, biomecânica e farmacologia. De fato, a compreensão da funções depende em grande parte de técnicas desenvolvidas nessas outras áreas.

Índice [esconder]

1 História

2 Campos da Fisiologia

3 Referências

4 Ligações externas

História[editar | editar código-fonte]

William Harvey

O anatomista britânico William Harvey descreveu a circulação sangüínea no século XVII, iniciando a fisiologia experimental.

A fisiologia moderna nasceu no século XVI e a primeira contribuição se deve a Miguel Servet (1511 - 1553) que estudou a circulação pulmonar. Até esse momento, a ciência fisiológica estava apoiada nas concepções puramente teóricas do médico grego Galeno: admitia-se, por exemplo, uma comunicação entre os dois ventrículos do coração por meio de invisíveis canais. Servet, juntamente com Vesálio, insurgiu-se contra essa concepção, e demonstrou que não há mistura de sangue entre os dois ventrículos.

Campos da Fisiologia[editar | editar código-fonte]

A fisiologia tem várias subdivisões independentes:

a eletrofisiologia ocupa-se dos fluxos de elétrons no funcionamento dos nervos e músculos e do desenvolvimento de instrumentos para a sua medida;

a neurofisiologia estuda a fisiologia do sistema nervoso;

a fisiologia celular ou biologia celular trata do funcionamento das células individuais;

a ecofisiologia tenta compreender como os aspectos fisiológicos afetam a ecologia dos seres vivos e vice-versa;

a fisiologia do exercício estuda os efeitos do exercício físico no organismo, em especial no homem.

São estudados pela fisiologia:

Respiração

Circulação

Reprodução

regulação hormonal

Digestão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com