TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auto Reverse

Artigo: Auto Reverse. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1 (3 pontos)

De que maneira a escolha do clipe musical “Auto-reverse” dialoga com o debate educacional sobre “Cultura e diversidade desafiando a formação e a prática docente” (Aula 12)?

A música auto-reverse fala sobre acreditar no seu próprio potencial. E é assim que os educadores devem trabalhar com seus alunos que são portadores de linguagem, estilos, símbolos próprios que precisam ser mais valorizados e melhor compreendidos em seu poder criativo e original.

Segundo Banks para utilizarmos um currículo multicultural, é preciso mudar, não apenas as intenções do que queremos transmitir, mais os processos internos que são desenvolvidos na escola. Isso implica mudar os métodos pedagógicos e propiciar outra formação docente, estimulando uma perspectiva cultural que envolva a complexidade da cultura e da experiência humana. Assim sendo acredito que é preciso que o professor compreenda que sua aprendizagem é fortemente influenciada pela sociedade, nisso é preciso ampliar sua visão sobre esta sociedade, para entender os determinantes diante da questão cultural e, a partir disso repensar suas atitudes e práticas.

Questão 2 (2 pontos)

A Aula 14 nos lembra que “não podemos pensar em educação sem entendê-la no contexto das relações sociais”. Assim, analisando a proposta da escola, elabore um objetivo geral e, a partir da escolha de “Auto-reverse”, elabore um objetivo específico.

Objetivo geral: realizar uma educação que esteja voltada para formação de indivíduos críticos, conscientes da importância da sua participação na sociedade como cidadãos com seus direitos e deveres desejando uma boa qualidade de vida para todos os brasileiros.

Objetivo específico: Apontar definição de conhecimento a ser trabalhados.

Questão 3 (3 pontos)

Consulte os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, referentes ao seu curso de formação, e selecione um conteúdo vertical e um conteúdo horizontal, conforme estudado na Aula 15, que possa ser contemplado no tema “Cultura e Diversidade”. Descreva e argumente sobre a seleção de tais conteúdos.

(Nesta questão, deverá ser informado o seu curso de formação, assim como oferecer referência completa dos PCNs, incluindo página de citação direta ou indireta).

Conteúdo Vertical: História sociais da cultura

Conteúdo Horizontal “Remetem para o estudo de questões sociais relacionadas a realidade dos alunos, acontecimentos históricos como agentes de transformações e/ou permanência sociais.

Procedimentos de pesquisa, observação, identificação confrontação distinção e reflexão: e de atitude de comportamento, envolvimento, respeito, ética, colaboração e amadurecimento moral e intelectual.

Com essas atividades várias possibilidades a ser trabalhado como questão sobre recursos naturais, as matérias primas e produção de alimentos, utensílios e ferramentas, aos mitos sobre a origem do mundo e do homem as relações entre o ciclo naturais e as organizações culturais, as explicações e valores construídos para os elementos da natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com