TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avanços Na Medicina

Pesquisas Acadêmicas: Avanços Na Medicina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

Avanços na medicina

 A disponibilidade e a qualidade da medicina melhoraram de forma espantosa

 Doenças epidêmicas continuaram a se espalhar, aliadas a modernas formas de transporte. Uma pandemia de influenza, a Gripe Espanhola, matou 25 milhões entre 1918 e 1919, enquanto a AIDS ainda não tem cura e os tratamentos permanecem muito caros para uso em larga escala nos países em desenvolvimento.

 Avanços em medicina, como a invenção do antibiótico, diminuíram sensivelmente o número de pessoas que morreram por doença.

 Drogas contraceptivas e transplante de órgãos foram desenvolvidos. A descoberta das moléculas de ADN e o advento da biologia molecular permitiram a clonagem e a engenharia genética.

 Um grande divisor entre países em desenvolvimento e países desenvolvidos passa a ser o acesso à medicina moderna.

 Hitler utilizava os prisioneiros nazistas e russos q estavam nos campos de concentraçao presos pra realizar experiências cientificas

 Um louco violento chamado Antoine Mauroy foi levado a Jean-Baptiste Denis, famoso médico do Rei Luís XIV, da França. Denis achava que a “cura” ideal para a demência de Mauroy seria uma transfusão de sangue de bezerro que teria um efeito calmante sobre o paciente. Mas isso não deu certo para Mauroy. É verdade que, após uma segunda transfusão, seu estado melhorou. Mas logo o francês foi novamente dominado pela loucura e, pouco depois, estava morto.

 Durante a Primeira Guerra Mundial aplicaram-se muitas transfusões de sangue em soldados feridos. Naturalmente, o sangue coagula rápido e antes era quase impossível transportá-lo para o campo de batalha. Mas no início do século 20, o Dr. Richard Lewisohn, do Hospital Monte Sinai em Nova York, fez experiências bem-sucedidas com um anticoagulante chamado citrato de sódio. Para alguns médicos, esse avanço empolgante foi um verdadeiro milagre. “Foi quase como se alguém tivesse feito o sol ficar parado”, escreveu o Dr. Bertram M. Bernheim, um médico famoso na sua época.

 Medicina do trabalho especializada nos riscos e necessidades (tanto preventivas como curativas) dos militares. Esta área historicamente envolveu a prevenção e o tratamento de doenças infecciosas (especialmente doenças tropicais) e, a partir do século XX a ergonomia e os efeitos na saúde da operação de equipamentos militares, tais como máquinas, carros de combate, submarinos e aeronaves. A medicina aeronáutica e a medicina hiperbárica, podem ser consideradas subespecialidades de a medicina militar.

 o planejamento e a prática cirúrgica em baixas em larga escala no campo de batalha, bem como as considerações administrativas e logísticas de estabelecer e operar hospitais de campanha. Isto envolve hierarquias militares, especialmente a organização de sistemas estruturados de comando e administração médica que interagem e apóiam as unidades de combate.

 a administração e a prática de cuidados de saúde a militares e aos seus dependentes em situação de paz. Isto poderá consistir em sistemas médicos que forneçam serviços de especialidades e subespecialidades correspondentes ao setor civil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com