TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRASIL COLÔNIA DO EMPIRE

Projeto de pesquisa: BRASIL COLÔNIA DO EMPIRE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.321 Palavras (14 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 14

HISTÓRIA DO BRASIL

UNIDADE 1

DO BRASIL COLÔNIA AO IMPÉRIO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Com a tomada da cidade de Constantinopla pelos turcos, inicia-se o período histórico conhecido como Idade Moderna e, naquela região, o comércio com os povos ocidentais passa a ser proibido. Qual a relação deste fato com a chegada dos portugueses às terras que seriam chamadas de Brasil?

Em 1453, quando os turcos otomanos conquistaram o mediterrâneo oriental e a cidade de Constantinopla, o comercio entre a Europa e o Oriente ficou muito difícil aumentando a necessidade de encontrar uma nova rota para as Índias, tiveram que investir em grandes navegações e explorar o mar que para eles era desconhecido, esse fato tem a ver com a chegada dos portugueses ao Brasil, pois foi nessas viagem em busca de novas rotas que encontraram as terras brasileiras.

2. Ao chegar às terras brasileiras, quais foram as primeiras impressões que os portugueses tiveram da natureza e dos nativos que aqui viviam? Registre-as, de acordo com a leitura do fascículo.

Os portugueses ao chegar as terras brasileiras ficaram encantados com a extensão territorial, com o clima fresco, a abundância de água e da vegetação, este encantamento levou os viajantes a comparar o Brasil com um paraíso. Encantaram também com os índios aqui encontrados, com suas belezas naturais.

3. Escreva um texto sobre o período colonial e a exploração do trabalho escravo, destacando seus principais aspectos.

Em busca de explorar a costa brasileira a primeira expedição observou a grande existência de pau- brasil, um produto que atendia aos interesses comercial português. Essa primeira atividade de exploração foi feita com a ajuda dos índios que em troca ganhavam machados, instrumentos de metal e outros abjetos como tecidos e colares que os encantavam, esse sistema de troca era chamado de escambo.

Com a produção de cana de açúcar os índios não rendiam o suficiente para esse trabalho, eles resistiam esse trabalho forçado, muitos morriam ou fugiam para o interior. Dessa forma deu-se inicio ao trafico de negros para fazerem os serviços, tendo eles menos chance de fugir ,pois desconheciam a língua e o território brasileiro e os portugueses podiam estabelecer relação pacifica com os índios, livrando de seus ataques. Os escravos eram trazidos da África para o Brasil por navios negreiros, a escravidão marcou a sociedade brasileira colonial, pois possuir um escravo era sinônimo de riqueza.

O Brasil foi um país escravista por quase 400 anos, sendo os escravos que realizavam todo o trabalho, na lavoura, nas casas, na exploração mineira, nos serviços urbanos e outros, trabalhavam até o limite máximo de suas forças, como nos engenhos que a jornada diária era de 14 a 17 horas, sob vigilância dos feitores. Os escravos resistiam à escravidão com vinganças contra os feitores, sabotagens, revoltas e fugas, alguns conseguiram fugir e formar quilombos como o dos Palmares onde reuniram 50 mil negros entre 1630 e 1695.

4. Disserte sobre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, movimentos de revolta pela independência do Brasil.

No final do século XVIII Portugal passava por uma crise econômica e contava com o ouro do Brasil para pagar suas mercadorias. Cansados dessa exploração a elite mineira busca por liberdade e independência organizando um grupo formado por militares, padres, comerciantes, fazendeiros e intelectuais, dentre eles se destacou o militar Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que conquistou muitos adeptos. Eles tinham como objetivo proclamar uma republica, instalar universidades em Vila Rica, escolas e hospitais, produzir seus próprios artigos manufaturados, reformar o exército e criar uma fabrica de pólvora. Planejaram acabar com o movimento armado no dia em que começassem a cobrar impostos atrasados, mas um traidor avisou o governo que mandou prender os lideres mais atuantes como Tiradentes que foi enforcado em praça publica no dia 21 de abril de 1792 no Rio de Janeiro, sendo seu corpo esquartejado, ato cometido para inibir o povo de participar de rebeliões contra o governo português.

Conjuração Baiana ( 1789)

Essa rebelião se deu pelo fato de transferirem a capital deixando de ser Salvador passando a ser Rio de Janeiro, devido esse fato e sendo a maioria da população de Salvador composta por negros e mulatos descontentes e revoltados com a miséria e exploração a que eram submetidos pela elite e com cobrança de altos impostos pelo governo português resolveram fazer uma rebelião, tendo como principais objetivos a proclamação da republica, a igualdade social, a diminuição dos impostos e a liberdade de comércio internacional. Em 1778 essas agitações multiplicaram nas ruas de Salvador mas não tiveram apoio do governador que mandou prender os conspiradores.

Portanto essas revoluções coloniais fracassaram pois a população brasileira não estava envolvida pelos ideais de independência, tendo as regiões do Brasil pouca contato umas com as outras.

5. Após a Independência, como foram organizados e como funcionaram o Primeiro e Segundo Reinados, no Brasil?

Com a independência em 1822, o Brasil não era mais colônia de Portugal, iniciando uma nova fase da historia brasileira, o primeiro reinado se constituiu com marco inicial dessa nova fase. Dom Pedro I era o imperador do Brasil no ano da independência e permaneceu como maior chefe do país até 1831, ano da sua abdicação.

O primeiro reinado foi marcado por fatos importantes para a politica brasileira, como a assembleia constituinte(1823), a constituição de 1824, a confederação do Equador ( 1824), a guerra da Cisplatina (1825) e a abdicação de Dom Pedro I que se deu em 1831 sendo substituído por seu filho Dom Pedro de Alcântara. Dom Pedro foi obrigado a abandonar o trono devido a revolta do povo contra seu governo autoritário.

Segundo Reinado ( 1840-1889)

Esse período foi governado por Dom Pedro II, durante os dez primeiros anos do segundo reinado o regime monárquico se estabilizou, o governo central é reforçado com o poder moderador do soberano, e é restaurado o Conselho Nacional que tinha sido extinto no período regencial.

Em 1870 fazendeiros, políticos, jornalistas e intelectuais reuniram no Rio de Janeiro para fazer o manifesto republicano sendo o sinal do declínio da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com