TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRASIL: UM PAÍS DE RAÇAS E CORES

Trabalho Universitário: BRASIL: UM PAÍS DE RAÇAS E CORES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO: UM PAÍS DE RAÇAS E CORES

1 INTRODUÇÃO

Através do projeto não só os alunos mais toda a comunidade escolar poderá ampliar seus conhecimentos sobre a diversidade cultural, implicando não apenas no desenvolvimento do aspecto cognitivo, mas na totalidade dinâmica do mesmo, através do entendimento dos aspectos políticos, sociais e culturais. Pois são através de estudos e pesquisas que os alunos irão obter novas informações, descobrindo novas verdades e, consequentemente novos saberes.

A importância do projeto para toda a comunidade escolar está centrada na contribuição do desenvolvimento das relações sociais, pois a escola desenvolve um papel fundamental na democratização do saber e na formação de uma sociedade mais fraterna por meio de suas ações.

Nos dias de hoje, o conhecimento da cultura indígena, por exemplo, pelo indivíduo não índio ajudará a garantir o direito de expressão cultural da comunidade indígena, fazendo com que esse aluno conheça e valorize não só sua cultura mais principalmente a cultura do “outro”, atuando na difusão e valorização das diferentes culturas existentes.

Dessa forma o projeto visa elaborar estratégias para que as pessoas compreendam que cada grupo social possui suas características próprias e que as diferenças não devem ser rotuladas como certas ou erradas e sim que estas devem ser respeitadas. Pois cada cultura possui suas peculiaridades e diversidades e estas não devem ser entendidas como entraves e sim como uma grande riqueza na formação e na transformação de conhecimento.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 APRESENTAÇÃO

O Projeto Brasil: Um País de Raças e Cores é um projeto executado na Escola Estadual Professora Maria Cristina Botelho Rodrigues, situada no Município de Porto Grande-Ap, que busca proporcionar não só aos alunos bem como a toda a comunidade escolar a oportunidade de conhecer a herança cultural do nosso Brasil. No qual este projeto está sendo implantado e executado a 3 anos, e é destinado aos alunos com faixa etária de 14 à 18 anos, com objetivo de criar estratégias para que as pessoas entendam que cada grupo dentro da sociedade tem sua característica própria, e que as diferenças devem serem respeitadas. Pois cada cultura tem as suas peculiaridades e diversidades. Pois no país em que vivemos, a diversidade é predominante, temos que aprender a conviver em sociedade, sem preconceitos e discriminações.

.

2.2 ENTREVISTA COM O PROFISSIONAL

OBJETIVO GERAL

O principal objetivo do projeto é combater o preconceito e fomentar a Democratização da Diversidade a fim de promover a cidadania e o respeito às diferenças.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Mostrar a história de cada grupo étnico-cultural; Identificar os processos de evolução dessas culturas, evidenciando seus diferentes estilos artísticos, musicais e culturais.

INSTITUIÇÃO RESPONSÁVEL PELO PROJETO

Escola Estadual Professora Maria Cristina Botelho Rodrigues, localizada no município de Porto Grande-Ap.

RECURSOS

São recursos materiais, humanos e financeiros que são provenientes de parcerias privadas e públicas bem como de recursos próprios da escola.

Técnicos, Gestores e Professores.

Os técnicos são responsáveis pela organização técnica do projeto (planejamento, fundamentação, e orientações pedagógicas).

Os professores são os multiplicadores das ideias e executores das ações diretas.

Os gestores são responsáveis pelo provimento da logística para a execução de cada atividade do projeto.

TEMAS

Diversidade de gênero, diversidade religiosa, diversidade cultural, ética e responsabilidade social.

POR QUE TRABALHAR COM TEMÁTICAS RELATIVAS À DIVERSIDADE?

Porque a sociedade precisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com