TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia Joaquim Maria Machado

Artigo: Biografia Joaquim Maria Machado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Artigo  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no dia 21 de Junho de 1839 no Rio de Janeiro, no morro do livramento. Veio de uma família muito pobre e era filho de Francisco José de Assis e Maria Leopoldina da Câmara Machado, e ficou órfão muito cedo sendo criado assim por sua madrasta Maria Inês. Estudou em escolas publicas e nunca frequentou uma universidade. Ele foi um grande escritor e é considerado o maior nome da literatura nacional. Escreveu vários tipos de gêneros literários, Machado de Assis teve varias profissões como poeta, romancista, cronista, jornalista e outros. Aos 16 anos empregou-se como aprendiz numa tipografia e publicou os primeiros versos no jornal "A Marmota”.

Em dezembro de 1869 casou-se com Carolina Augusta Xavier de Novais, o casamento durou 35 anos e o casal não teve filhos. Em 1873, o escritor foi nomeado primeiro oficial da secretaria de Estado do Ministério da Agricultura, Comércio e Obras públicas. O emprego público garantiu a estabilidade financeira, uma vez que viver de literatura naquela época era quase impossível, mesmo para os bons escritores.

Reuniu-se com alguns colegas e fundou a Academia Brasileira de Letras no dia 20 de Julho de 1897. É considerado o introdutor do realismo no Brasil, com a publicação da obra Memórias Póstumas de Brás Cuba (1881). Sua obra foi fundamental importância para as escolas literárias brasileiras no século XIX e XX. Em seu tempo de vida, ele alcançou fama e prestígio pelo Brasil, e hoje é visto como o escritor brasileiro de produção sem precedentes e é considerado um dos grandes gênios da historia da literatura.

Em 1904, sua mulher morre e isso foi um duro golpe para o escritor. Depois disso, raramente ele saía de casa e sua saúde foi piorando por causa da epilepsia. Os problemas nervosos e uma gagueira contribuíram ainda mais para o seu isolamento. Morreu no dia 29 de setembro de 1908 aos 69 anos, com uma úlcera cancerosa na boca. O velório ocorreu no Syllogeu Brasileiro da Academia; seu corpo no caixão, “cercava-se de flores, círios de prata e lágrimas discretas”.

O fato de ter escrito em português, uma língua de poucos leitores, tornou difícil o reconhecimento internacional do autor. A partir do final do século 20, porém, suas obras têm sido traduzidas para o inglês, o francês, o espanhol e o alemão, despertando interesse mundial. De fato, trata-se de um dos grandes nomes do Realismo, que pode se colocar lado a lado ao francês Flaubert ou ao russo Dostoievski, apenas para citar dois dos maiores autores do mesmo período na literatura universal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com