TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOGRAFIA DE MARIA MONTESSORI

Artigo: BIOGRAFIA DE MARIA MONTESSORI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 2

Maria Tecla Artemesia Montessori, conhecida por ter criado um método de educação com ambientes e materiais de ensino cuja eficácia está no respeito ás frases de desenvolvimento cognitivo da criança.

Nascida em 31 de agosto de 1870 em Chiavalle na Itália e passou a sua infância em Roma. Desde pequena era considerada autoconfiante, otimista e muito interessada em mudanças.

Aos 16 anos graduou-se em escola técnica e decidiu-se pelas ciências biológicas o que desaprovou seu pai que era conservador e tinha hábitos militares, pois nessa época era impossível uma mulher ser aceita na escola de medicina, mas teve apoio de sua mãe que era muito bem educada e gostava de ler na sua época buscou aprovação para entrar na escola de medicina com o Papa Leão Xlll.

Com 22 anos passou nos exames para estudar medicina e aos poucos foi sendo aceita pelos colegas. Após 4 anos ela apresentou sua tese para 10 homens que ficaram impressionados com o trabalho, obtendo o grau de Doutor em medicina, além de ser a primeira mulher a se graduar em medicina, foi considerada brilhante.

Durante 12 anos Montessori trabalhou como professora auxiliar na clínica de psiquiatria da Universidade de Roma, e foi no manicômio que despertou interesse por crianças especiais, conhecendo a fundo o método especial de Edouard Séguin teve a intuição da questão dos anormais de serem mais pedagógicas do que médicas.

Montessori foi uma mulher que viveu adiante de seu tempo, foi guerreira, corajosa, batalhadora, rompeu com os tradicionais papéis homens/mulher, professor/aluno. Dedicou-se por mais de 50 anos a formação do homem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com