TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bla Bla Blab

Ensaios: Bla Bla Blab. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 2

A concentração da produção e os monopólios:

A concentração da produção aconteceu de forma cada vez mais intensa a partir do ano de 1900. Quase metade da produção global de todas as empresas de países como Alemanha e Estados Unidos estavam nas mãos de uma centésima parte do total constituindo as grandes empresas, conduzindo diretamente ao monopólio.

Um dos fatores que levaram a acelerar a concentração de produção e a constituição de monopólios, cartéis e sindicatos na Alemanha, foram às elevadas tarifas alfandegárias das indústrias. No caso da Inglaterra a concentração determinou o uso de enormes capitais nas empresas tornando-as exigir capitais cada vez mais elevados dificultando o seu aparecimento. As associações monopolistas na Inglaterra só surgiram quando o número das principais empresas concorrente se reduzia.

A livre concorrência gera a concentração da produção que conduz ao monopólio. A formação dos monopólios surgiu nas décadas de 1860 e 1870 com a livre concorrência em alto desenvolvimento nesta época, onde os monopólios constituíam apenas como germes impercebíveis. Com a depressão de 1873, durante o breve período de ascensão de 1889 a 1890 foram utilizados os cartéis para aproveitar a conjuntura, elevando os preços com rapidez, porém com um período passageiro. Já em 1900 a 1903 os cartéis passam a ser uma das bases da economia, concentrando grande parte de toda a produção de determinado ramo industrial, onde o capitalismo transformou-se em imperialismo.

Os cartéis estabelecem entre si acordos sobre as condições de venda, os prazos de pagamento, repartem mercado de venda, fixam quantidade de fabricação dos produtos, estabelecem preços e distribuem os lucros entre as diferentes empresas. Já os monopólios garantem lucros enormes e conduz a criação de unidades técnicas de produção de proporção imensas. O trusts dos Estados Unidos surgiu em 1900, dando superioridade sobre os concorrentes das empresas, em algumas vezes, baseava-se nas grandes proporções das suas empresas e no seu excelente equipamento técnico, montando suas próprias fundições, fábricas de maquinaria e oficinas de reparação, aperfeiçoando inventos relacionados com a produção, etc.

A concentração apoderou-se e repartiram entre si todas as fontes de matérias-primas de um país, a mão-de-obra qualificada, as vias de transportes, etc. A produção era social, mas a apropriação era privada. Os empresários que não faziam parte dos cartéis sofriam conseqüências desleais desses meios, como privação de matérias-primas, mão de obra, meios de transportes, diminuição dos preços para prejudicar os pequenos, chegando a vender a preços inferiores ao custo, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com