TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bom equilíbrio da linha

Artigo: Bom equilíbrio da linha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  Artigo  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 3

A tênue linha de equilíbrio

Passando-se 20 anos após a Rio-92 (ou Eco-92), a ONU, juntamente com aproximadamente 190 países, retoma o tema desenvolvimento sustentável com a maior conferência mundial já realizada predisposta a discutir sobre o destino ambiental e socioeconômico mundial. Entre os principais tópicos pleiteados A Rio+20 tem o potencial de ser o mais importante evento de política internacional dos próximos anos. O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso internacional com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais Cúpulas sobre o tema e do tratamento de temas novos e emergentes. Além disso, dois temas principais serão objeto da, incluiu-se: o balanço do que foi feito desde a última conferência em 1992, economia verde, processos para erradicação da pobreza e a união solidaria dos governos em busca de desenvolvimento sustentável. Apesar de todos os adornos teóricos e discursos esperançosos, o resultado foi aquém do esperado, segundo membros das próprias delegações, de organizações não-governamentais e de grande parte dos 50 mil participantes.

Entre as principais propostas colocadas em pauta e polemicamente não aprovadas no texto final estão: os direitos reprodutivos da mulher, a preservação dos oceanos e a proposta de financiamento de US$ 30 bilhões para a sustentabilidade. Intransigências do Vaticano - interpretando os direitos reprodutivos da mulher como uma possível descriminalização do aborto - e com o princípio da responsabilidade comum, porém diferenciada, foram motivos que inibiram a aprovação de planos de ações proficientes.

Em compensação, importantes assuntos obtiveram avanços significativos. Foram reassumidas e salientadas as metas para a extinção da fome e da pobreza. Na área de educação, assinou-se um documento pedindo que instituições de ensino superior incluam a sustentabilidade nos seus currículos. Banqueiros anunciaram investimentos pesados na área de transporte sustentável em países em desenvolvimento pelos próximos 10 anos e acordos e compromissos foram firmados com várias empresas em busca de incentivos à sustentabilidade e preservação ecológica.

Apontar o evento como um fracasso é deveras imprudente, levando em consideração as dificuldades de encontrar um consenso com tantas idéias divergentes, mas apesar de as deliberações serem insuficientes para uma harmonia tênue entre economia, meio ambiente e justiça social, espera-se que tais iniciativas não sejam postergadas, mas, sim, aperfeiçoadas.

Em 1972 os chefes de Estado do mundo pararam pela primeira vez para discutir os problemas ambientais do planeta. Depois em 1992, o RJ recebia a Rio 92 que foi uma grande e importante conferência que precedeu a Rio +20.

A grande questão que envolveu as discussões entre os representes de diversos países que participaram da reunião da Rio+20 foi como o desenvolvimento sustentável pode assegurar que a geração de hoje consuma de forma consciente para que não acabe com os recursos necessarios para a geração futura. . Diminuir gastos, reciclar ideias de consumo desenfreado e reduzir os gases tóxicos lançados na atmosfera já são medidas mais que eficazes a serem tomadas pelos governantes.

Outro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com