TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Buenos Aires

Monografias: Buenos Aires. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  1.554 Palavras (7 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 7

Breve História

Buenos Aires é a capital e a maior cidade da Argentina. Foi fundada às margens do Rio da Prata em 1536 por Pedro de Mendoza e refundada em 1580 por Juan de Garay após ter sido abandonada e destruída por índios.

Mapa de Buenos Aires na Argentina. Fonte: Souturista.

A maioria de suas construções é do final do século XIX e início do XX, quando sua importância econômica estimulou seu desenvolvimento.

A Grande Buenos Aires é a 3ª maior aglomeração urbana da América Latina, com uma população superior a 13 milhões de habitantes.

Características Geográficas

Estas são algumas das suas principais características:

o Localização: às margens do Rio da Prata. Na outra margem do rio está a cidade de Colônia do Sacramento, Uruguai (é possível fazer a travessia por barca).

o Relevo: a maioria de suas terras está na região pampeana, composta por extensas planícies. A Reserva Ecológica de Buenos Aires, a Cidade Deportiva do Club Atlético Boca Juniors, o Aeroparque Jorge Newbery e o bairro de Puerto Madero tem suas terras emergidas artificialmente mediante o aterro das águas do Rio da Prata.

o Clima: temperado úmido, com temperatura média de 17,6ºC. No verão a cidade é quente com temperaturas que chegam a 30ºC. É também nesta época que mais chove, com grandes tempestades que passam rapidamente. No inverno há mais nuvens e nevascas não são frequentes.

o Problemas Urbanos: o norte possui grande infra-estrutura e sua população é rica e próspera. Já o sul e algumas regiões centrais apresentam núcleos de pobreza.

o Bairros: são 48 bairros sendo os da região norte e noroeste os mais ricos: Recoleta, Palermo, Belgrano. Ao sul temos Puerto Madero que também se destaca como região próspera.

Mapa dos Bairros de Buenos Aires. Fonte: Reservas.net.

Importância Cultural

A cidade é o centro cultural de maior importância da Argentina e também um dos principais da América Latina, principalmente pela quantidade de bibliotecas, museus e teatros, além de ser considerada um pólo acadêmico por reunir algumas das principais universidades do país.

Em 2005 foi eleita pela UNESCO como Cidade do Design.

La Boca, bairro onde nasceu o tango. Fonte: Blog Dia a Dia de uma Viagem | Teatro Cólon. Fonte:Blog Achados e Perdidos.

Características da Arquitetura de Buenos Aires

Possui muitas praças, monumentos e grandes edifícios, assemelhando-se muito às cidades européias em especial pelo grande número de imigrantes que recebeu em sua formação e desenvolvimento. Nela podemos encontrar vários estilos arquitetônicos, como o art déco, o art nouveau, o neogótico e construções contemporâneas com muito vidro e grandes alturas.

o Urbanismo: O traçado de suas quadras é regular, no formato quadrado. Possui muitas praças e parques, como o Parque Tres de Febrero, o Almirante Brown e a Reserva Ecológica de Buenos Aires.

o Paisagismo: O paisagista francês Carlos Thays é um dos grandes responsáveis pelas ruas com diversidade de árvores que conferem cor e estilo à cidade. Ele também foi quem criou o Jardim Botânico de Buenos Aires.

o Arquitetura: para representar o poder da rica burguesia, os edíficios do fim do século XIX e início do XX passaram a ser construídos com cúpulas, torres e mansardas as quais conferiram um novo estilo à arquitetura regional, substituindo os traços coloniais antigos.

o Curiosidade Arquitetônica: em 1913 construiu o 1º metro iberoamericano.

Exemplos de sua arquitetura variada. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

Turismo

Buenos Aires permite uma vivência urbana excepcional. É conhecida pelo tango, pelo futebol, pela culinária e por sua arquitetura. Listamos abaixo alguns bairros e seus pontos turísticos de acordo com a região da cidade:

Centro

o Rua Florida: é uma rua para pedestres. Possui muitas lojas e galerias e é ótima para compras;

o Galerias Pacífico: na esquina da Rua Florida com a Córdoba. Possui linda arquitetura (externa e interna) e muitas lojas com grande variedade de produtos;

Rua Florida. Fonte: Blog Helofotos | Galerias Pacífico. Fonte: Galerías Pacífico.

o Praça San Martín: próxima à Galerias Pacífico. Nela havia a única praça de touros de Buenos Aires. Próximo há o Palácio San Martín (arquitetura francesa), o Ministério das Relações Exteriores (torre espelhada e contemporânea) e o Monumento dos Heróis Caídos nas Malvinas;

o Torre dos Ingleses: próximo à Praça San Martín, atravessando a Av. del Libertador. É um monumento doado pela Inglaterra pelo centenário da revolução de 1816 (arquitetura renascentista inglesa). Na frente está a Estação Retiro (edifício inglês).

o Av. 9 de Julho: é a avenida mais larga do mundo com 140m de largura. Nela está localizado o Teatro Colón considerado o melhor teatro lírico do mundo, segundo os críticos. É também considerado um dos três teatros sinfônicos mais importantes do mundo;

o Palácio dos Tribunais: situado próximo à Praça Lavalle, foi construído em 1889 e possui influência romana, grega e egípsia em sua arquitetura;

o Obelisco: é um dos principais pontos turísticos da cidade e marca as datas de sua fundação e refundação;

o Av. Santa Fé: possui muitas lojas, cafés e pontos turísticos.

Praça San Martín. Fonte: Cadernos de Viagem | Av. 9 de Julho e o Obelisco. Fonte: Argentina Travel and Tours Guide

Palácio dos Tribunais. Fonte: Ramirez&Rufini Abogados | Teatro Colón. Fonte: Blog da Ti

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com