TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIDADE SÃO LUIZ APÓS ENCHENTE

Pesquisas Acadêmicas: CIDADE SÃO LUIZ APÓS ENCHENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  3.575 Palavras (15 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 15

Sumário:

Introdução...................................................................................................................

Perguntas relacionadas antes da enchente(2010)..................................................... 1

Data da construção da Igreja de São Luiz de Tolosa............................................... 2

Método estrutural de pau-a-pique............................................................................. 3

Vantagens do método de pau-a-pique....................................................................... 4

Desvantagens do método de pau-a-pique.................................................................. 5

Perguntas relacionadas após a enchente(2014)

Método utilizado na reconstrução Igreja Matriz de São Luís de Tolosa............... 5

Vantagens deste método estrutural metálico............................................................ 6

Desvantagens deste método estrutural metálico....................................................... 7

Relação de custo do método estrutural metálico com o de concreto armado........ 8

Porque não foi utilizado o método estrutural de concreto armado. ..................... .9

Data da construção da Igreja de São Luis de Tolosa .

Dedicada a São Luiz de Tolosa, construída no século XIX, teve sua última reforma em 1930. O antigo mercado, que funcionava em frente à igreja, foi transformado em praça e tornou-se o cenário dos principais festejos da cidade. Sua arquitetura eclética mistura elementos do neo-clássico e do barroco.

Seu interior é adornado com inúmeros afrescos e alguns vitrais. A nave principal conserva muito do magistral que é comum nas construções do estilo barroco.

1

Método de construção estrutural de pau-apique

Pau –a- pique, também conhecida como taipa de mão, taipa de sopapo ou taipa de sebe, é uma técnica construtiva antiga que consistia no entrelaçamento de madeiras verticais fixadas no solo, com vigas horizontais, geralmente de bambu amarradas entre si por cipós, dando origem a um grande painel perfurado que, após ter os vãos preenchidos com barro, transformava-se em parede. Podia receber acabamento alisado ou não, permanecendo rústica, ou ainda receber pintura de caiação.

. f Fotos : construções realizadas pelo método de pau-a-pique.

Utilizado no repertório das construções dos séculos XVIII e XIX, período colonial. Sobretudo nas paredes internas de tais edificações. Das técnicas em arquitetura de terra é a mais utilizada, principalmente por dispensar materiais importados. Note-se que seu uso ocorre, em sua maioria, na zona rural

Taipa de Mão

A taipa de mão, também conhecida como "à galega" em Portugal, onde o barro é aglutinado horizontalmente num trançado de madeira para formar a parede, com as mãos; Também chamada de pau-a-pique, taipa de sopapo, taipa de sebe, barro armado, é uma técnica em que as paredes são armadas commadeira ou bambu e preenchidas com barro e fibra. A matéria-prima consiste em trama de madeira ou bambu, cipó ou outro material para amarrar a trama, solo local, água e fibra vegetal, como capim ou palha. O solo local e água são amassados com os pés e, depois de homogeneizados, são misturados à fibra e a massa é usada para preencher a trama. Normalmente usada para erguer parede estrutural ou de vedação.

2

Fotos: Imagens construções em taipa de mão

Taipa de Pilão

a taipa de pilão, também dita apiloada, onde o barro é compactado horizontalmente, com o auxílio de formas e pilões.

A taipa de pilão é um sistema rudimentar de construção de paredes e muros, tradicionalmente usada para a construção de Sao Paulo. Quando bem empregada, possui grande beleza, apresenta excelente desempenho e contribui para a busca pela sustentabilidade na construção. É principalmente usada para formar as paredes externas e as internas, estruturais, sobrecarregadas com pavimento superior ou com madeiramento do telhado.

No Brasil, esta tecnologia agora denominada simplesmente de Taipa, consiste em comprimir a terra em formas de madeira no formato de uma grande caixa, denominadas de taipais, onde o material a ser socado é disposto em camadas de aproximadamente quinze centímetros de altura até atingir a densidade ideal, criando assim uma estrutura resistente e durável. Algumas empresas já estão aplicando novos materiais e equipamentos pneumáticos, alcançando assim altos níveis de qualidade e produtividade em suas obras.

3

Essas camadas são reduzidas à metade da altura pelo processo de apiloamento. Quando a terra pilada atinge mais ou menos 2/3 da altura do taipal, recebe, transversalmente, pequenos paus roliços envolvidos em folhas, geralmente de bananeiras, produzindo orifícios cilíndricos denominados "cabodás" que permitem o ancoramento do taipal em nova posição

Fotos: Imagens do método de taipa de pilão.

Vantagens do método de construção estrutural de pau-apique.

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com