TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIVILIZAÇÃO GREGA

Casos: CIVILIZAÇÃO GREGA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/7/2013  •  3.307 Palavras (14 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 14

1. DISCIPLINA DE HISTÓRIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: CIVILIZAÇÃO GREGA

1. LOCALIZAÇÃO: a Grécia está localizada no Sul da Península Balcânica, entre os mares Mediterrâneo,Jônico e Egeu, limita-se ao Norte com a Macedônia, a Albânia, a Bulgária e a Nordeste com a Turquia

.2. MEIO-FÍSICO: possui um solo rochoso e árido, sendo que 80% do território são formados por montanhas.Tem um litoral bem recortado e com muitas baías, dando origem a muitos portos naturais. Esse relevo e soloinfluenciaram na atividade econômica desenvolvida e na formação das Cidades-Estados.Compreendia 4 regiões:Grécia Asiática: colônias na Ásia Menor.Grécia Continental: terras ligadas ao continente europeu.Grécia Insular: formada pelas ilhas.Magna Grécia: localizada na Península Itálica. MAGNA GRÉCIA

2. 3. ECONOMIA:Agricultura: a pouca quantidade de chuvas, os rios secos e a escassez de terras férteis dificultaram odesenvolvimento da agricultura. Cultivavam a vinha, a oliveira e a figueira.Artesanato: possuíam excelente argila e um território rico em minérios de ferro, cobre e mármore, por issodesenvolveram o artesanato.Comércio marítimo: existência de portos naturais e o relevo montanhoso favoreceram a navegação aomesmo tempo em que dificultava a comunicação interna, por isso usavam embarcações para irem de umlugar para outro o que acabou desenvolvendo o comércio.

4. POVOS FORMADORES DA GRÉCIA: Aqueus, Jônios, Eólios, Dórios

5. HISTÓRIA POLÍTICA DA GRÉCIA: compreende 4 períodos.• Período Pré-Homérico: séc. XX a.C. ao XII a.C.• Período Homérico: séc. XII ao séc. VIII a.C.• Período Arcaico: VIII a.C. ao VI a.C.• Período Clássico: V a.C. ao IV a.C. 5.1. Período Pré-Homérico:Período de povoamento da Grécia, a partir de 2 000 a.C.com a chegada dos aqueus. Os aqueus entraram emcontato com os cretenses, de quem aprenderam a escrita, técnicas agrícolas, técnicas de navegação,comerciais e construção e depois os aniquilaram. Organizaram vários reinos liderados pela cidade de Micenas.Mais tarde chegaram os eólios e os jônios, sendo que a convivência foi pacifica.No século XII a. C. chegaram os dórios, tribo guerreira, nômade e belicosa, que destruíram as cidadesgregas, ocorrendo um retrocesso na região.

5.2. Período HoméricoRecebeu esse nome em homenagem a Homero (Ilíada e Odisséia), cujas obras serviram para o estudo desseperíodo.As invasões dóricas provocaram retrocesso nas relações comerciais, sociais e culturais gregas, surgindo osGenos.Genos: comunidade familiar, chefiada pelo patriarca (hereditário), onde a terra, a produção e os bens eramcoletivos. Quase que auto-suficiente, em raros momentos praticavam a troca.Desagregação dos genos: provocado pelo aumento da população e em conseqüência ocorreu a divisão dasterras.

3. Conseqüências da desagregação dos genos:

•Surgimento das classes sociais. (a classe mais alta era formada pelos parentes mais próximos do patriarca).

•Escassez de terras para o cultivo, já que a maioria da terra ficava com um pequeno grupo de pessoas.(classe alta)•Processo de expansão, com o surgimento de colônias fora da Grécia. (Ásia Menor e Magna Grécia): oterritório da Grécia tinha se tornado pequeno para atender às necessidades de uma população cada vezmaior, além disso, as terras estavam nas mãos da aristocracia e por isso numerosos agricultores foram embusca de terras fora da Grécia, dando origem as colônias gregas.

5.3. Período ArcaicoO período caracterizou-se pelo desenvolvimento das Cidades-estado, pela emigração e fundação das colôniasgregas em regiões fora do país. Foi uma época de expansão do povo grego por todo mar Mediterrâneo e Negro. Foram fundadascidades-estados independentes, ligadas pela cultura grega. Neste mesmo período o povo grego entrou emcontato com povos da Síria, Mesopotâmia, Índia e China devido às trocas comerciais, tornando o mar Egeu ocentro das rotas marítimas em direção à Ásia. Várias frátrias formavam uma tribo, diversas tribos juntasderam origem aos demos – que, em grego, significa povo. As tribos se fixavam no alto dos montes porquestão de segurança(Acrópole). Construíram fortaleza criando a administração política e o templosreligiosos. Obedeciam ao rei (basileu), que tinha funções: política, militar e religiosa. Nas áreas próximas da acrópole desenvolveram atividades agrícolas, pecuária. As cidades gregas(espaço urbano e rural) eram construídas em torno de uma praça chamada Àgora. Nessa praça, apopulação fazia comércio, discutiam problemas em geral. Era comum os camponeses se endividarem etornarem-se escravos por dívida, pois não conseguiam produzir o mesmo tanto que os mais ricos(aristocratas). Esquema:Aristocracia - frátrias - triboVárias tribos se agruparam no alto de montes, formando a polis que era formada pela Acrópole ( templos efortaleza ), com a administração pública (basileu) e religiosa.•Ágora ( praça )•Asti (mercado )

4. POLIS GREGAPortanto, as polis deram origem as Cidades-Estados, essas cidades tinham a cultura em comum, maspoliticamente eram independentes. As principais cidades-estados gregas foram: Corinto, Tebas, Olímpia, Mileto, Argos, merecendo destaque para Atenas e Esparta.

ATENAS:Localização: Península da Ática.Fundadores: jôniosFormas de governo: Monarquia, Arcontado, Tirania e Democracia.

•Monarquia: governo hereditário e vitalício, onde o chefe detém todo poder (hoje a maior parte das monarquias é constitucional).

•Arcontado: governo constituído por uma assembléia de nobres.

•Tirania:o chefe governa com poderes ilimitado, usando da força para se manter no poder. •Democracia: governo que representa a vontade dos cidadãos.

5. • Aristocracia:forma de governo na qual um pequeno grupo ou classe detém o poder político.Ostracismo:

O “óstraco” era cacos de cerâmica, onde os atenienses escreviam o nome da pessoa que queriam banir, por dez anos, da cidade.Legisladores Atenienses: foram governantes que administraram Atenas. Esses homens criaram leis com a finalidade de melhorar a sociedade ateniense.

Dentre eles: - Drácon: leis severas; - Sólon: pôs fim à escravidão por dívidas, reforma agrária e classificou a sociedade com bases em fatores econômicos; - Pisístrato: estabeleceu a tirania. - Clístenes: instalação da democracia – participação política dos cidadãos (exceto mulheres, metecos e escravos); - Péricles: possibilitou o desenvolvimento artístico, literário e da democracia.

Construiu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com