TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferença Entre Democracia Grega E Atual

Monografias: Diferença Entre Democracia Grega E Atual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  4.174 Visualizações

Página 1 de 2

DIFERENÇAS ENTRE AS DEMOCRACIAS ATUAIS E A DEMOCRACIA GREGA

Os antigos gregos foram os autores das primeiras experiências de democracia que prosperaram, destacando-se, dentre essas, a da cidade-Estado de Atenas. Hoje, no entanto, chegamos a falar em democracia a todo instante, dando por suposto que essa é a forma de governo mais "óbvia" e "normal". Que diferenças haveria entre a democracia da Grécia Antiga e os governos democráticos que vemos no mundo atual?

O cidadão grego típico era o indivíduo do sexo masculino, adulto, em pleno exercício das obrigações militares, proprietário de terras, nascido em território da cidade-Estado em questão e, evidentemente, de condição livre. Essas exigências deviam-se, entre outros fatores, à necessidade de que tivesse tempo de sobra para estar na Ágora, a fim de dedicar-se a administração da cidade. Vê-se, pois, que o número de pessoas em condições de participar ativamente de uma democracia grega reduzia-se bastante, porque mulheres (mais ou menos metade da população), crianças e adolescentes de ambos os sexos e escravos dela estavam necessariamente excluído.

A democracia, na Grécia Antiga, era direta, enquanto hoje, com exceção de uns pouquíssimos casos, é representativa. Isso quer dizer que, quando convocado, o cidadão grego comparecia pessoalmente à praça da cidade para discutir e votar os assuntos que interessavam ao governo, podendo, inclusive, ser escolhido para exercer cargos que hoje chamaríamos de executivos e judiciários, mediante um mandato, para o qual era indicado quase sempre por sorteio. Nessas condições, era muito importante saber falar de forma clara e persuasiva, razão pela qual os gregos davam muita importância à educação dos jovens, como garantia de que seriam capazes de exercer convenientemente, quando adultos, seus compromissos de cidadãos.

Portanto, na Grécia Antiga o conceito restritivo de cidadania compatibilizava-se com a democracia direta, enquanto hoje, devido à ampliação do status de cidadão a um número muito maior de pessoas, pratica-se a democracia representativa. Elegem-se representantes (deputados), que, no caso do Brasil, votam no Congresso Nacional em nome dos cidadãos que representam. Os Senadores, embora eleitos por voto popular, são representantes de seus respectivos Estados.

O limite entre democracia e autocracia é muito tênue, afinal que democracia é essa que te obriga a votar, impondo punições a quem não cumpre essa determinação? Somos obrigados a votar e escolher representantes que nem sempre estão motivados a resolver os problemas de seus representados...uma democracia que não valoriza saúde transporte e educação. Seria essa uma forma disfarçada de autocracia?

*Bibliografia: -Gagnebin,Jeae Marie.Walter Benjamin.Os cacos da história

- Wikipédia e google

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com