TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discussão sobre a guerra de canudos (1896-1897)

Artigo: Discussão sobre a guerra de canudos (1896-1897). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2013  •  Artigo  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 2

Este projeto pretende abordar um tema que é bastante discutido na atualidade a guerra de canudos (1896-187) que ocorreu no sertão Baiano este tema provoca muitas discussões pelo fato de ter uma carga social muito grande que acaba levando pessoas a ter pontos de vista diferentes, independente de existirem certos ou errados a guerra de canudos divide opiniões.

O tema é relevante porque marca a história do Brasil e mostra o cenário de exclusão social e política, que a republica velha negou o acesso a decisões políticas a maioria da população que acabou criando entre os dois lados um dos conflitos que deixou marcas na memória brasileira.

Em 1889, o Brasil passou por uma transformação na política que foi a instauração da Republica sendo que o país continuava com sua economia praticamente a mesma, pois a economia continuou dependendo do café.

Por volta de 1890 a situação dos camponeses nordestinas se agravou eram castigados pela seca, oprimidos pela força dos coronéis, os nordestinos recorriam a fé e a religião eles viviam esquecidos pelas autoridades e ainda sofriam com a seca e a fome.

A religião católica causava muito impacto sobre os nordestinos, ela pregava que um dia haveria um mundo sem injustiças e fome. Para a igreja católica esse paraíso só seria alcançado depois da morte na tentativa de amenizar o sofrimento dos nordestinos surgiam homens que eram chamados de beatos que ganhavam a confiança das pessoas com palavras de encorajamento e fé. Um desses homens foi Antônio Vicente Maciel, o Antônio conselheiro que andava por vários lugares, ele se colocava contra a República, o casamento civil e os impactos , ele era seguido por inúmeras pessoas até que resolve fixa-se na fazenda canudos.

A maioria das pessoas que lá viviam eram excluídos, os pobres, os ex-escravos, índios e jagunços, ouviam as pregações de Antônio Conselheiro.

A partir de então canudos começou a ser vista como uma ameaça contra a recém proclamada República, então sua destruição era objetivo do governo, ele mandou tropas para lá, mas os sertanejos.

Aguerridos afeitos as duras penas de viver junto a uma natureza agressiva era o alvo único de milhares de soldados bem armados perdiam sucessivamente as batalhas a quem eram conduzidas (Cunha 2003,p44)

Em 1847, o governo organizou uma gigantesca e bem armada expedição que deveria arrasar canudos, os camponês lutaram a luta foi demorada mas ao final o exercito venceu, apenas poucas pessoas escaparam com vida canudos fora destruída.

Este trabalho será abordado na linha teórica história e política, pois ele traz uma analise da dimensão política como pratica social que busca aborda como um todo o movimento de canudos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com