TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capital Intelectual

Dissertações: Capital Intelectual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  2.852 Palavras (12 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 12

PROJETO EMPRESARIAL II

CAPITAL INTELECTUAL

THAÍS CRISTINA OLIVEIRA – RA 2010319

TURMA: 38 ADA

CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

ORIENTADOR: Prof. Ângelo Zadra

RIO CLARO/SP

2014

PROJETO EMPRESARIAL

Autores: Thaís Cristina Oliveira, thais.oliveira.b2@gmail.com

RESUMO

O capital intelectual constitui a matéria intelectual utilizada para gerar riqueza, que é o produto do conhecimento. É difícil identificá-lo, distribuí-lo de forma eficaz. Na economia atual compramos e vendemos conhecimento, não são mais os produtos e serviços, puros e simples, nem mesmo os recursos naturais os frutos de renda da economia, mas sim a inteligência, a capacidade mental utilizada para desenvolvê-los. A força muscular, o poder das máquinas e da eletricidade está sendo constantemente substituídos pelo poder do cérebro. O conhecimento pode ser medido e gerenciado para melhorar o desempenho e revelar como gerentes e trabalhadores podem prosperar na era do conhecimento. Todos precisam saber o que fazer com essa nova economia do conhecimento, para tanto gerenciar o capital intelectual dentro das empresas será a porta para o sucesso.

Palavras-chave: Conhecimento, Tecnologias, Competitividade econômica.

1. INTRODUÇÃO

A ciência tomou formas para reduzir o uso de matéria-prima aumentando o uso do conhecimento. A informação e o conhecimento são, hoje, considerados produtos econômicos. Surge a economia da nova era da informação. A revolução da informação vem sendo seguida de transformações como a globalização, informatização, desintermediação econômica e intangibilidade, o que levou ao fim da era industrial. Algo novo estava por vir ao mundo.

 

O conhecimento se apresenta de várias formas, por esse motivo se torna difícil enxergar como ele modifica a economia, é preciso definir a importância do mesmo dentro da organização e qual o papel dele na economia como um todo e não apenas no setor de informação. O mesmo tornou-se principal ingrediente do que produzimos, fazemos, compramos e vendemos por esse motivo administrá-lo de forma inteligente tornou-se a tarefa econômica mais importante dos indivíduos, das empresas e dos países. O conteúdo de conhecimento inserido nos componentes que mais utilizamos hoje em dia, como pen drives, computadores, aumenta a cada diminuição do tamanho físico dos mesmos. Estamos vivendo uma era de desmaterialização da indústria o que vem forçando a uma releitura do significado dos termos produção e produto. A informação é a matéria-prima mais importante para realização do trabalho, tornando-se junto com a capacidade mental de cada um a medida de cálculo para o pagamento da remuneração salarial, as pessoas hoje em dia, que não fazem parte do grupo dos trabalhadores do conhecimento não são remuneradas mais como antes. As indústrias que transportam informação vêm crescendo a frente das que transportam mercadorias. Até o dinheiro se desmaterializou. Valores altos, hoje, são negociados sem que assumam uma forma tangível e sim eletrônica.

 

Na nova era da informação, a economia baseada no conhecimento depende de novas habilidades, novos tipos de organizações e gerenciamento, muito investimento em educação, treinamento, pesquisa e inovação.

1.1 DO CAPITAL INTELECTUAL E SUA RELEVÂNCIA NO ATUAL CONTEXTO EMPRESARIAL.

“Se os investimentos em P&D começarem a ultrapassar os investimentos em capital, pode-se dizer que a empresa está começando a deixar de ser um local onde se produz para se transformar em um local onde se pensa.” Professor Fumio Kodama, Universidade de Tokyo e Instituto de Tecnologia de Shibaura.

Hoje o ativo mais importante e valioso nas empresas chama-se capital intelectual. Na era do conhecimento, as habilidades deixaram de ser manuais para torna-se intelectuais, isso em qualquer setor. O aumento do percentual de pessoas que trabalham utilizando a mente, a capacidade intelectual, dados e informação tem crescido bastante, na proporção que seus salários também aumentam o que continuou acentuando a desigualdade de renda.

 

O trabalhador do conhecimento está mais para um profissional liberal. A explosão do conhecimento, a rápida difusão e o poder crescente e veloz da tecnologia da informação, a participação cada vez maior do conhecimento no valor agregado da empresa, a ascensão do trabalhador do conhecimento, todos esses fatores trabalham juntos para impor novos tipos, modelo organizacional e novos métodos de gerência.

 

Atualmente, as empresas têm feito grande uso da tecnologia da informação como instrumento gerencial. Estas informações são utilizadas para repor estoques, abastecer depósitos e outros ativos físicos, economizando tempo e dinheiro. Administrar o conhecimento como faturas, mensagens, patentes, processos, habilidade dos funcionários, conhecimento dos clientes, fazendo uso intensivo de máquinas, computadores, para tal, determina o sucesso ou fracasso da empresa nos tempos de hoje.

 

O conhecimento é a base principal de valorização nas organizações de hoje. Um dos principais problemas para aqueles que desejam adotá-lo é que, assim como na era industrial ainda se vê as pessoas como custos e não como receitas. Quando uma empresa é comprada por um valor superior ao seu valor contábil, essa diferença normalmente consiste em ativos intelectuais – previsões de receitas de patentes, relacionamento com o cliente, valor da marca e etc., além de um prêmio para obtenção do controle gerencial. O conhecimento, material intelectual bruto, transforma-se em capital intelectual, a partir do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com