TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capoeira

Seminário: Capoeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Seminário  •  1.506 Palavras (7 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 7

A capoeira

Capoeira é uma forma de expressão cultural Afro-Brasileira, assim como a própria origem diz, criada por africanos que vieram para o Brasil na época da escravidão, ela mistura dança, luta, música e também a cultura popular.

Tal expressão que foi desenvolvida no Brasil se caracteriza por movimentos ágeis com tamanha complexidade que o inimigo nem percebe que vai ser atacado, para realizar os movimentos são utilizadas as mãos, joelhos, cabeça, cotovelos, além de ser evoluído movimento ginástico- acrobático, é algo que diferencia bastante a capoeira das outras artes marciais é o acompanhamento por música e grandes rodas para acompanharem o combate.

A música é um elemento importante da capoeira, porque na época é uma forma que os escravos usavam para enganar os senhores, que pensavam que estavam dançando mas na verdade o que estavam faziam eram treinamentos de golpes para se defenderem, hoje em dia é usado só para dar ritmo e preservar a cultura da luta, mas capoeira sem música não é capoeira, ela também é que determina o ritmo dos jogadores, além das ladainhas, aquelas músicas que só a capoeira tem.

Os nomes dos golpes da capoeira variam de grupo para grupo, mas os principais são: Armada Aú, Baiana, Banda, Benção, Bote Lampejo, Cabeçada, Chapa, Galopante, Macaco, Martelo, Martelo Cruzado, Meia-lua, Meia-lua de compasso, Meia-lua de frente, Pisão, Ponteira, Queixada, Rabo-de-arraia, Rasteira, Ponte, Trança, Giro de mão, Quebra de rins, Esquiva, Esquiva com rolê, Giro de cabeça, Ginga. A capoeira infelizmente é cultivada em poucas partes do Brasil, mas exesitem grupos culturauis que matem viva a tradição de nossos antecepassados africanos, que também fazem parte da história do B Berimbau

Instrumentos usados na capoeira

Instrumento cordofono, é o principal instrumento da capoeira. Pode até acompanhar sozinho o jogo. É um arco feito de madeira específica, ligado pelas extremidades por um fio de aço. Na ponta inferior do arco está amarrada uma cabaça ou cuia bem seca que funciona como aparelho de ressonância, aplicada contra o ventre nú do tocador.

O arame é percutido com uma vareta de madeira, chamada de vaqueta, que o tocador segura com a mão direita, juntamente com o caxixi, acentuando o ritmo através do chocalhar e modificando a intensidade do som com a aproximação ou afastamento da abertura da cabaça na barriga. A mão esquerda, que segura o arco e a moeda (dobrão) encosta ou se afasta do arame para obter os mais variados sons. Atabaque

De origem africana, são tambores primários, cobertos com pele de animal, distendida em uma estrutura de madeira com formato de cone vazado na extremidade superior. São utilizados para marcar com as mãos o ritmo da dança.

Segundo Geoffrey Gorer, é a base da música negra: "The nase of negro is music is the drum, which is very probably a negro invention". Segundo Artur Ramos, os atabaques foram trazidos ao Brasil por negros sudaneses e bantús. O atabaque também é bastante usado no candomblé e nas danças religiosas e populares de origem africana.

Agogo

Instrumento de percursão de origem africana é formado por duas campânulas de ferro, que são percutidas com uma vareta do mesmo metal, produzindo dois sons, um de cada campânula. O nome é da lingua gegenagô. É também usado nos candomblés, baterias de escola de samba, maracatu, conjuntos musicais e grupos folclóricos.

Vaqueta

É uma vareta de madeira de aproximadamente 40 cm, com uma extremidade um pouco mais grossa. Normalmente, é feita de biriba ou bambu.

Pandeiro

É instrumento de percurssão, composto de um aro circular de madeira, guarnecido de soalhos e sobre o qual se estica uma pele, de preferencia de cabra ou bode. Se tange batendo o compasso da dança com a mão. Acompanha O Criador da Capoeira Regional

Manoel dos Reis Machado, filho de Luís Cândido Machado exímio lutador de Batuque (luta de origem africana muito praticada na Bahia até o começo do século passado) e Maria Martinha do Bonfim, mais conhecido como Bimba, apelido que ganhou ao nascer entre uma aposta de sua mãe e a parteira sobre o sexo da criança(bimba na Bahia é o órgão sexual masculino), teve seu primeiro contato com a capoeira aos 12 anos de idade (1912), ele iniciou na capoeira na estrada das boiadas, hoje bairro da Liberdade, em Salvador. Seu mestre foi o africano Bentinho, capitão da Cia. De Navegação Baiana.

Bimba começou a ensinar em 1918, quando ainda praticava capoeira(que depois criação da Regional veio se chamar de Angola). Seus alunos eram negros e mulatos das classes populares. Mas apesar da pouca idade(18 anos), possuía alunos também de classes privilegiada, como o Desembargador Décio dos Santos Seabra, da família do ex-governador Seabra ; Dr. Joaquim de Araújo Lima , jornalista(Imparcial e Nova Era) e mais tarde governador de Guaporé. Para estes e outros, as aulas eram particulares nos quintais e varandas de suas casas. Monteiro Lobato enviou-lhe uma carta elogiando sua persistência em elevar a capoeira aos níveis atuais, e um livro de sua autoria no qual estava incluso o '22 de Marajó', que contava as façanhas de um marujo capoeirista.

Mestre Bimba um dos capoeiristas mais conceituados em sua época, carismático, lutador temido e jamais vencido em inúmeros desafios e combates públicos, "cantador" e percussionista admirável, discriminado por grande parte dos artistas e intelectuais de Salvador e venerado por seus alunos, realizou uma verdadeira revolução ao criar Capoeira Regional(motivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com