TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Capoeira

Ensaios: Trabalho Sobre Capoeira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 4

Escola Tenente Rêgo Barros

Disciplina: Sociologia

Professora: Vânia Teixeira

Alunos: Alex Patrick nº

Bruno Gomes nº

Júlia Castro nº 15

Leonardo Mendes nº 18

Luciana Campos nº 20

A Influência da Cultura Africana na construção do esporte brasileiro.

Setembro/2013

 Resumo

 Introdução

 Desenvolvimento

1. Conceito de Capoeira

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música.

1. Origem e História da Capoeira

É aceito que a capoeira tenha surgido no Brasil, com a influência dos escravos vindos da África como meio de defesa e resistência negra. Algumas influências da capoeira estão relacionadas à antiga cerimônia n’golo, iniciação da vida adulta de jovens angolanos, uma disputa de lutas ao som de atabaques, vencendo aquele que tocasse a nuca do oponente. Além disso, é possível uma influência do Maraná, uma dança de guerra indígena.

O período da escravidão trouxe para o Brasil muitos negros e com eles, sua cultura. Inicialmente usada como uma forma de distração, interação e cultura, tornou-se uma forma de defesa e uma forte arma contra os senhores e capatazes quando os negros fugiam para quilombos. Seu nome foi designado porque esses fugitivos, por não conhecerem a região, praticavam sua mistura de luta e dança em terrenos de mato baixo, conhecidos como capoeira.

A capoeira chegou a ser usada até na guerra do Paraguai, pois os negros escravos não sabiam como manusear armas e muito menos os senhores e o exército estavam dispostos a ensiná-los já que colocar uma arma na mão de tantos escravos poderia levar a uma revolta que acabaria com a derrota dos europeus.

Décadas mais tarde, com a abolição da escravatura, os negros libertos não possuíam oportunidades de trabalho porque não tinham direito à educação ou qualquer tipo de profissionalização. Muitos continuavam sendo escravos ilegalmente e os outros se marginalizavam e faziam uso da capoeira para cometer crimes como os de furto e roubo. O terror causado por esses grupos levou à proibição da prática, em 1890, no Brasil inteiro. Apesar disso, essa expressão seguiu firme. Mestre Bimba, um ótimo capoeirista, decidiu fundar uma escola onde praticaria um estilo de capoeira mais agressivo, a “luta regional baiana”, voltada para a luta e não para disfarçar a luta com dança como era feito. Com a volta da legalidade dessa arte, em 1940, Mestre Pastinha, criador do estilo Angola, e outros mestres também seguiram com ela. Atualmente, o esporte já é bastante difundido, inclusive em dimensões internacionais, diversificou-se e tem direito até a uma federação internacional, a FICA (Federação Internacional de Capoeira da Angola).

2. O Jogo

A capoeira é uma expressão cultural interessante, pois além de ser uma luta, seus movimentos são associados a danças, além de serem ritualizados.

Sabe-se que tudo na capoeira possui um significado, principalmente porque além de ser uma forma de entretenimento dos antigos escravos, também era uma forma de comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com