TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características da monarquia

Artigo: Características da monarquia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Artigo  •  233 Palavras (1 Páginas)  •  464 Visualizações

A monarquia possui três características principais dentre elas a vitaliciedade que consiste no fato de o mandato do monarca não possuir um mandato definido ou seja dura até quando a saúde deste permitir ou pelo seu tempo devida. Outra característica é a hereditariedade que resume-se pelo fato de que o poder do monarca é transmitido aos seus herdeiros, respeitando-se a linha sucessória da realeza, e por último como base do poder do monarca está a irresponsabilidade que é a falta de necessidade do monarca justificar ou fundamentar os seus atos de governo perante a sociedade.

Monarquia é a mais antiga forma de governo ainda em vigor. Nela, o chefe de Estado se mantém no cargo até à sua morte ou à sua abdicação, sendo normalmente um regime hereditário. O chefe de Estado dessa forma de governação recebe o nome de monarca (normalmente com o título de Rei ou Rainha) e pode também muitas vezes ser o chefe do governo. A ele, o ofício real de governo, é sobretudo o de reger e coordenar a administração da nação, em vista do bem comum em harmonia social1 .

O monarca quase nunca deteve poderes ilimitados, como muitas vezes é pensado. Foi num período muito curto que houve monarquias absolutas. Hoje em dia a grande maioria da monarquias são monarquias constitucionais, que lhes dá quase nenhum poder de governação do seu país, que é exercido por um primeiro-ministro.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com