TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características gerais do processo de urbanização do sudoeste de Paraná - Brasil

Seminário: Características gerais do processo de urbanização do sudoeste de Paraná - Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Seminário  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 3

Uma Caracterização Geral do Processo de Urbanização do Sudoeste do Paraná - Brasil (Resumo)

A urbanização brasileira se tornou um fator determinante na organização do espaço a partir, sobretudo, da década de 1940, quando a industrialização cresceu muito com a instalação, principalmente, de muitas empresas estrangeiras no território. Neste contexto, o presente artigo visa apresentar uma caracterização geral do processo de urbanização do Sudoeste do Paraná – Brasil. Buscamos, nesta reflexão, demonstrar a gênese dos principais centros urbanos regionais, como também, caracterizar, de modo geral, as principais nuanças que ocorreram no desenvolvimento histórico da região. Metodologicamente utilizamos os dados dos Censos Demográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos anos de 1960, 1970, 1980, 1991, 2000, e a Contagem populacional de 1996, como parâmetro para a análise.

Palavras chave: gênese, centros urbanos, industrialização, caracterização.

A Generality Characterization of the Trial of Development of the Southwest of the Paraná - Brazil (Abstract)The Brazilian development became a determinant factor in the organization of the space it leave, especially, of the decade of 1940, when the industrialization grew very with the installation, mainly, of many foreign companies in the territory. In this context, the present article is going to present a general characterization of the trial of development of the Southwest of the Paraná - Brazil. We seek, in this reflection, it show the genesis of the main regional urban centers, as also, characterize, in general, the main nuances that occurred in the historical development of the region. Metodologicamente we utilize the facts of the Demographic Censuses of the Brazilian Institute of Geography and Statistical (IBGE), of the years of 1960, 1970, 1980, 1991, 2000, and to population Tally of 1996, as parameter for the analysis.

Key words: genesis, urban centers, industrialization, characterization.

A urbanização no Brasil, é um fenômeno determinante na sua organização e (trans)formação espacial. Verifica-se que, entre 1940 e 1980, ocorre uma verdadeira inversão quanto ao lugar de residência da população brasileira. Na década de 1940, a taxa de urbanização no Brasil era de 26,35%; em 1980, essa taxa cresce para 68,86%. Nesses quarenta anos, a população total do Brasil triplica, enquanto que a população urbana se multiplica por sete vezes e meia. Na década de 1990, a população urbana brasileira ultrapassa os 77%, apresentando um índice quase igual ao da população total de 1980 (Santos, 1996, p. 29).

Para Santos (1996), é entre o período de 1970 a 1980 que o crescimento numérico da população urbana supera o da população total. Isso significa que o processo de urbanização no Brasil conhece uma aceleração e ganha novo patamar, consolidando-se na década de 1980. Desse modo, o forte movimento de urbanização que se verifica a partir do fim da Segunda Guerra Mundial e mostrou-se associado a um intenso crescimento demográfico, resultado de uma natalidade elevada e de uma mortalidade em descenso, elementos estes mantidos pelos progressos sanitários e, pela melhoria relativa nos padrões de vida. Outro elemento da ascendente urbanização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com